MEC lança Sisu+ para preencher vagas remanescentes no ensino superior público

EducaçãoMinas Gerais
Por -23/05/2026, às 07H44maio 23rd, 2026
Enem (1)
(Divulgação/Jose Cruz/Agência Brasil)

Nova etapa complementar do Sisu terá inscrições entre 15 e 19 de junho para estudantes que fizeram o Enem

O Ministério da Educação lançou o edital do Sisu+, nova etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada voltada ao preenchimento de vagas remanescentes no ensino superior público.

Com isso, estudantes interessados em ingressar em universidades e institutos federais no segundo semestre de 2026 terão uma nova oportunidade de disputar vagas disponíveis.

Inscrições do Sisu+ começam em junho

As inscrições para o Sisu+ acontecem entre os dias 15 e 19 de junho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Além disso, os candidatos precisarão acessar o sistema utilizando a conta Gov.br.

Poderão participar estudantes que fizeram ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos três anos — 2023, 2024 ou 2025 — e que também tenham participado da etapa regular do Sisu 2026.

Depois disso, os participantes poderão escolher até duas opções de curso.

MEC quer reduzir vagas ociosas

Segundo o MEC, o Sisu+ não funciona como um novo vestibular. Na prática, a iniciativa complementa o processo regular do Sisu e busca preencher vagas que permaneceram abertas após chamadas regulares e listas de espera.

Além disso, o ministério pretende reduzir o número de vagas ociosas em cursos com maior índice de desistência, como licenciaturas e engenharias.

Dessa forma, as instituições públicas poderão utilizar uma estrutura automatizada para acelerar convocações e facilitar o preenchimento das vagas.

Cronograma do Sisu+ 2026

  • Inscrições: 15 a 19 de junho
  • Resultado da chamada regular: 24 de junho
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 24 a 26 de junho
  • Matrículas da chamada regular: a partir de 25 de junho
  • Matrículas da lista de espera: a partir de 1º de julho

Sistema também busca reduzir custos

Além de ampliar o acesso ao ensino superior, o MEC avalia que o Sisu+ poderá reduzir custos administrativos das universidades públicas.

Isso porque muitas instituições realizavam processos seletivos próprios para vagas do segundo semestre. Agora, elas poderão utilizar o sistema unificado para organizar a seleção dos candidatos.

Segundo o ministério, a medida também facilita a consulta das vagas disponíveis pelos estudantes, já que centraliza as oportunidades em uma única plataforma.

Com informações da Agência Brasil