O projeto “Medicamento em casa” completa três meses de implantação em Divinópolis nesta sexta-feira (21). Uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 e a Defesa Civil. Desde o início do projeto até a data de hoje foram atendidos 466 pacientes. Ao todo, o projeto contempla 620 pessoas.
O serviço não tem custo para o paciente e faz parte das ações de combate à pandemia ao coronavírus em Minas Gerais, permitindo retirar os pacientes da fila e evitar aglomerações. Inicialmente, o projeto atendia às pessoas com doenças pulmonares e asma porque elas têm comorbidades que as levam a uma piora do quadro clínico, caso contraiam o vírus. Hoje, este público foi ampliado. Apenas pacientes com uso de termolábeis ( produtos sensíveis à temperatura que devem ser armazenados de acordo com a faixa de temperatura informada pela indústria farmacêutica) e controlado que não foram contemplados pelo projeto.
Hoje, o projeto atende os municípios de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni, Pouso Alegre, além de Divinópolis. Outra medida também adotada é que os pacientes da hemodiálise retiram os medicamentos diretamente na instituição hospitalar como já acontece com os pacientes de oncologia.
Para que a entrega ocorra sem problemas é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado na Farmácia de Minas. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento whatsaap (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br.