Pedro Henrique Jonas

 

Lançado no último dia 15, a campanha “Uso consciente e devolução solidária” desenvolvida pelo Conselho de Saúde da Região Sudoeste vem mostrando grande apoio da população. Moradores estão deixando nos pontos de recolhimento os medicamentos que não são mais utilizados por eles ou às vezes vencidos.

 

De acordo com o presidente do Conselho, Darly Salvador, os objetivos estão sendo alcançados e as pessoas já estão sendo beneficiadas.

 

“Estamos conseguindo alcançar um grande volume de medicamentos e garantindo a conscientização da população.”

 

O projeto hoje conta com um total de 10 pontos de coletas distribuídos por toda a região. Os medicamentos recolhidos passam por uma avaliação técnica feita pelo farmacêutico responsável e depois de avaliados são distribuídos.

 

Os postos de recolhimento ficam em escolas e unidades de saúde da região (Foto: Reprodução Facebook)

Os postos de recolhimento ficam em escolas e unidades de saúde da região (Foto: Reprodução Facebook)

 

Alto custo

 

Além dos remédios mais usados pelas pessoas como analgésicos e anti-inflamatórios, outros tipos de medicamentos também são aceitos, como os que auxiliam no tratamento de câncer, como explica Darly Salvador.

 

“É importante ressaltar que alguns medicamentos mais caros já foram encaminhados para pacientes de oncologia e outras patologias graves também já foram beneficiadas.”

 

A campanha além de coletar esses medicamentos, previne que as pessoas não mantenham em suas casas remédios que não usam evitando assim uma possível intoxicação, por exemplo, por estarem vencidos.

 

Para obter mais informações sobre a campanha e participar, envie um email para: conselhodesaudesaojose@gmail.com