Redação
Com os constantes atrasos nos pagamentos, os médicos do Hospital São João de Deus (HSJD) ameaçam a suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da próxima semana. De acordo com matéria publicada no Jornal Agora desta quarta-feira (30), o último atraso foi registrado este mês. Até hoje eles não receberam nenhum centavo.
No mês passado, ainda segundo relatos de um profissional que não se identificou com medo de represália, eles receberam 70% do salário na data correta e o restante com duas semanas de atraso, conforme consta na matéria assinada pelo jornalista Ricardo Welbert. A justificativa usada pela Superintendência da Fundação Geraldo Corrêa é de atrasos em repasses de verbas.
“Em decorrência dos atrasos do repasse das verbas provenientes dos Órgãos Públicos ao Hospital São João de Deus, não foi possível realizar o repasse dos honorários médicos do mês de julho/2014 dentro da data prevista”, consta no comunicado assinado pelo superintendente, Afrânio Emílio.
Apesar de no comunicado o superintendente não mencionar qual órgão estaria atrasando o repasse, o médico, segundo matéria do Agora, disse que a Prefeitura não teria feito o pagamento referente às internações do SUS. Ao jornal, o profissional disse que a paralisação “é a única forma de pressionar a Prefeitura a depositar os valores”. Ele ainda afirmou que a previsão de suspender os atendimentos é de a partir da próxima semana.
A reportagem do PORTAL entrou em contato com a Prefeitura e a Assessoria de Comunicação disse que a Secretaria Municipal de Saúde irá se manifestar apenas após ser comunicada oficialmente pelo hospital. Na assessoria do Hospital foi informando que o superintendente está em Belo Horizonte e que por enquanto não há nenhuma posição oficial sobre o assunto.