A cidade é a única do Centro-Oeste no top 10 do ranking nacional de melhor nota; Divinópolis aparece logo abaixo em 14ª posição
Pelo terceiro ano consecutivo (2020 a 2022) a maior média de pontuação por escola no Enem é Minas Gerais, assim como a liderança no ranking de colégios com melhores médias de redação. Na relação dos municípios brasileiros com a melhor nota do Enem está Itaúna, no Centro-Oeste. Ela aparece, então, entre o top 10, em 9ª posição.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam neste domingo (5/11). Minas tem 358 mil inscritos.
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
As informações são do estudo “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizado pela edtech AIO Educação. Assim, os pesquisadores usaram recortes de dados de desempenho colhidos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O jornal O Globo divulgou em primeira mão. Pela plataforma da AIO Educação, é possível, então, consultar os dados do Enem por escola, partindo do nome da instituição de ensino ou código Inep.
Divinópolis, também no Centro-Oeste, ficou em 14ª posição.
Entre os 10 primeiros colocados também os seguintes municípios mineiros:
- Viçosa (a primeira do ranking nacional),
- Ipatinga (2ª),
- Nova Lima (4ª),
- Belo Horizonte (5ª),
- Barbacena (6ª),
- Itaúna (9ª) e
- Juiz de Fora (10ª).
Conforme o estudo, entre os 20 melhores desempenhos, são 14 cidades mineiras bem posicionadas (além das sete já citadas, entram também:
- Pouso Alegre (11ª),
- Sete Lagoas (12ª),
- São João del-Rei (13ª),
- Divinópolis (14ª),
- Poços de Caldas (16ª),
- Itajubá (18ª) e
- Ubá (20ª).
Fonte dos indicadores
A fonte dos indicadores mencionados pelo CLP é o Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022), que considera os 410 maiores municípios do país. Ou seja, aqueles com mais de 80 mil habitantes.
Conforme o secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga, esse resultado mostra, então, o trabalho conunto entre estudantes, professores e gestores de todas as redes.
“Temos que reconhecer o esforço de toda a comunidade escolar, da direção aos Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), que colaboram diariamente para o avanço da educação mineira. Assim como, na rede estadual pública de ensino, temos que destacar os investimentos realizados, desde o início desta gestão, em merenda de qualidade, infraestrutura e equipamentos. Tudo isso gera bons resultados lá na ponta”, afirma.