A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nesta quarta-feira (26) o ranking anual das rodovias brasileiras. A CNT atribuiu à principal ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas e São Paulo, o conceito do estado geral “bom”. Ela também recebeu a classificação “bom” nos quesitos pavimento e sinalização. Já em relação a geometria da via foi considerada “regular”.

Nos últimos nove anos, desde 2007, quando teve início a Parceria Público-Privada (PPP), foram investidos R$ 835 milhões. Com tais recursos, foi possível entregar aos usuários 88 quilômetros de terceiras faixas, 32 quilômetros de correção de traçado, 20 quilômetros de duplicações e 51 quilômetros de acostamentos, além de pontes, viadutos, passarelas e recuperação de pavimento.

Também foram instaladas 15 mil placas novas, 4,5 mil quilômetros de pintura de faixas, 160 mil tachas e tachões (olhos de fato), 12 quilômetros de barreira rígida de concreto, 100 quilômetros de cerca e 36 quilômetros de defensas metálicas.

O diretor-executivo da AB Nascentes das Gerais, Joselito Castro, explica que o programa de investimento é o responsável pela evolução do Sistema MG-050.

“À medida que os investimentos em obras de melhoria e ampliação de capacidade, recuperação do pavimento, sinalização horizontal e vertical, manutenção e conservação da faixa de domínio são realizados pela concessionária, os usuários encontram uma rodovia cada vez mais segura e confortável”, afirma.

Para os próximos anos a previsão é que a concessionária efetue aportes de R$ 440 milhões. Assim, será possível entregar mais 37 quilômetros de duplicações, sete quilômetros de terceiras faixas, quatro quilômetros de correções de curva e 26 dispositivos de retorno.

BR-494

A BR-494 que também corta um trecho de Divinópolis recebeu classificação “bom” no estado geral, pavimentação e sinalização. Já na avaliação da geometria da via ela recebeu “ruim”.