A medida permite que o cidadão resolva pendências e solicite a liberação sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento presencial.
Já está disponível a solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Abrangência estadual
A nova medida abrange todo o estado de Minas Gerais e se aplica a veículos removidos por infrações administrativas. Para acessar o serviço, basta entrar no site da CET-MG e acessar a UAI Virtual, que também oferece outros serviços de trânsito. “Com a liberação on-line do veículo, o cidadão tem a oportunidade de resolver as pendências sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de atendimento presencial,” destaca o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
Processo online
Anteriormente, o proprietário de um veículo removido para um pátio credenciado precisava consultar o portal da CET-MG para obter informações sobre pendências, pagar impostos, taxas e multas, e então se deslocar até uma unidade de atendimento para solicitar o alvará de liberação. A partir de agora, todo o processo pode ser realizado online, simplificando a experiência do cidadão.
Facilidade
“Essa medida faz parte da política do Governo de Minas para facilitar a vida do cidadão,” afirma Vilas Boas. “A CET-MG está, gradualmente, implementando a transformação digital dos serviços de trânsito para proporcionar mais eficiência e economia de tempo aos mineiros.”
Regularização
Para liberar o veículo, é necessário regularizar as pendências que motivaram a remoção e quitar todas as multas, taxas e encargos previstos na legislação. Despesas com remoção e estadia devem ser quitadas no pátio credenciado.
Detalhes
Para utilizar o novo serviço, acesse o site, clique em “Veículos,” depois em “Veículos removidos para o pátio,” e, em seguida, “solicitar liberação de veículos removidos (Irregularidades)” e o botão “UAI Virtual.” Após autenticação com a conta do Governo Federal – gov.br, o cidadão deve incluir a documentação necessária conforme indicado na página do serviço. As solicitações enviadas até às 15h, de segunda a sexta-feira, serão analisadas no mesmo dia.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Protocolo Digital
O sistema Protocolo Digital, desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visa transformar digitalmente os serviços de trânsito. “O sistema permite interação com o cidadão caso seja necessária alguma correção no processo,” explica o superintendente de Soluções de Trânsito e Atendimento ao Cidadão da Prodemge, André Ferreira. “Se houver pendências, o proprietário será informado sobre quais são elas e deverá regularizá-las e enviar os comprovantes para nova análise.”
Atendimento presencial
Veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito continuarão com atendimento presencial.
*Com informações da Agência Minas