Microrregião de Divinópolis regride para a onda vermelha

Outros sete municípios integram a microrregião, dentre eles Carmo do Cajuru e Itapecerica; Macrorregião continua na onda amarela

A microrregião de Divinópolis regrediu para a onda vermelha do programa Minas Consciente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (04/03) pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses). A micro também é composta por Carmo do Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Cláudio, Perdigão e Araújos.

Já a macrorregião Oeste, composta por 53 municípios, continua na onda amarela. O programa permite aos prefeitos optar pela classificação da micro ou macro, entretanto recomenda seguir a mais restritiva.

Onda roxa

Nesta quarta-feira (03/03) o governo de Minas criou a onda roxa, tornando-a a mais restritiva do programa. Duas regiões, a Triângulo Norte e Noroeste foram classificadas nela.

 60 cidades que compõem as duas localidades passarão para a onda roxa do Minas Consciente, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.

As regras incluem ainda a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social. As normas passam a valer nesta quinta-feira (4/3), após a publicação no Diário Oficial do Estado.

Outra três regiões mineiras – Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul – também estão em estado de alerta e poderão ser fechadas, caso apresentem piora nos indicadores. O monitoramento é feito diariamente.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.