Com investimentos de R$ 46 milhões, o estado amplia o acesso ao tratamento e facilita a detecção precoce da Doença Renal Crônica, beneficiando mais pacientes.
O Governo de Minas Gerais, com foco na ampliação do acesso à saúde, investe na expansão dos serviços de hemodiálise.
Assim, mais pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) recebem tratamento próximo de suas casas.
- Comitiva de autoridades brasileiras contesta Itamaraty após deixar Israel em voo fretado
- Audiência pública: Vereadores vão emitir nota de repúdio contra repasse da Uemg para a União
- Projeto “Mãos que Aquecem” confecciona e doa meias de lã para idosos em Carmo do Cajuru
- Senac implanta laboratório com manequim realista em Divinópolis
- Servidores de Bambuí iniciam greve por tempo indeterminado contra terceirização
Nos últimos cinco anos, portanto, o estado destinou mais de R$ 46 milhões para fortalecer a rede, habilitar novos serviços e melhorar o acesso à diálise peritoneal.
Em 2019, por exemplo, apenas 80 unidades realizavam esse atendimento. Agora, 95 serviços funcionam em 61 microrregiões, o que reduz o tempo de deslocamento e melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Dessa forma, segundo a secretária adjunta de Estado de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, o estado busca eliminar os vazios assistenciais e facilitar o tratamento.
Além disso, a Doença Renal Crônica compromete a função dos enxágues de forma progressiva e irreversível.
O número de casos, aliás, cresce devido ao envelhecimento populacional e ao aumento de doenças como hipertensão e diabetes.
Como os sintomas demoram a aparecer, muitas pessoas descobrem a doença tardiamente, o que, consequentemente, torna a hemodiálise a principal alternativa de tratamento.
Por isso, no Dia Mundial do Rim, realizado nesta quinta-feira (13/3), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da prevenção.
Afinal, beba bastante água, mantenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas regularmente com riscos de doença.
Além do mais, consultas médicas e exames periódicos permitem a detecção precoce de problemas renais.
Com esses investimentos e ações preventivas, Minas Gerais avança no combate à Doença Renal Crônica. Dessa forma, os mais mineiros têm acesso a um tratamento de qualidade e uma vida com mais saúde.