Skip to main content

Minas Gerais registra oito municípios em estado de emergência por chuvas

By 13/10/2022Gerais

Defesa Civil dá apoio aos municípios e à população das localidades mais afetadas

Agência Minas Gerais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) reconheceu Barbacena como o 8º município mineiro a decretar situação de emergência, em função do período chuvoso que vem atingindo o estado desde a última semana de setembro deste ano.

De acordo com o balanço da Defesa Civil, o número de desabrigados em Minas permanece em 405 – que necessitam de abrigo público como habitação temporária após danos ou ameaça de danos em suas casas – enquanto o de desalojados passou para 1.733 – pessoas deslocadas para as casas de parentes ou amigos por conta de efeitos diretos dos desastres. Até o momento, não há registro de óbitos.

Também houve reconhecimento do estado de emergência dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Alfenas, Capetinga, Aracitaba, Alto Rio Doce, Lassance e São João del-Rei.

A cidade de Barbacena, localizada na região Central do estado, foi castigada por uma tempestade de granizo na segunda-feira (3/10), quando foram registrados volumes acumulados de até 33mm em 24 horas, afetando vários bairros na área urbana e rural. O município, que tem 139 mil habitantes, contabilizou 63 pessoas desalojadas.

As chuvas provocaram quedas de árvores, deslizamentos de terra e destelhamentos de residências e lojas, inclusive da Secretaria Regional de Saúde, da Escola Municipal Visconde de Carandaí, da Escola Municipal Lions, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Carmo, Guido Roman, Ponte do Cosme e da Farmácia Central Municipal. Houve transtornos no fornecimento de energia elétrica nos bairros Dom Bosco e Ponte do Cosme, sendo que este último também teve o abastecimento de água prejudicado.

Alerta por SMS

A população pode obter informações da Defesa Civil ao enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, que permitirá o recebimento diário de mensagens de SMS com alertas meteorológicos.

Basta se cadastrar, informando o CEP da residência ou do local desejado. O cadastro e o consequente alerta antecipado são importantes para auxiliar o cidadão a tomar medidas de atenção e proteção em tempo hábil.

Ações

Desde o início de outubro, após tempestades em diversos municípios, o Governo de Minas disponibilizou técnicos da Cedec para apoiar as cidades atingidas.

Os municípios que necessitarem podem captar recursos para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas mediante ao reconhecimento da situação de anormalidade declarada. A solicitação de reconhecimento deve ser feita via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), assim como a solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.