As almofadas foram comercializadas na cidade e em Divinópolis (Foto: Divulgação)

As almofadas foram comercializadas na cidade e em Divinópolis (Foto: Divulgação)

Depois de quatro meses de muito trabalho e aprendizado, um grupo de 25 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Magalhães Pinto de São Sebastião do Oeste/MG receberão, nesta quarta-feira (20), o certificado de conclusão do Projeto Miniempresa, realizado por uma empresa em parceria com a ONG Internacional Junior Achievement, maior e mais antiga instituição sem fins lucrativos que atua na formação de jovens empreendedores do mundo.

 

Desde agosto, os Achievers, como são chamados os jovens participantes dos programas da Junior, participaram das jornadas de capacitação do projeto, que tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa real.

 

De acordo com a Gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Avivar Alimentos, Mayra Belém, durante os últimos quatro meses, os estudantes aprenderam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção.

 

“Eles ainda fizeram a comercialização do produto criado, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberam seus dividendos. É, inclusive, vendendo ações que os alunos levantaram os recursos necessários para o início da produção”, explica.

 

O resultado de todo esse processo foi a criação da empresa AlmofArte, empreendimento especializado no desenvolvimento de almofadas personalizadas com enchimento ecológico e porta-fotos. O produto confeccionado pelos próprios estudantes, como parte das atividades do projeto, foi comercializado em eventos e feiras em São Sebastião do Oeste e Divinópolis.

 

“Valorizamos e incentivamos o surgimento do empreendedor em seu sentido mais amplo. Não apenas com conhecimentos técnicos e bons resultados financeiros, mas um ser em constante evolução, que saiba trabalhar em equipe, tenha valores éticos e que seja um cidadão. Nesse sentido, os meninos estão de parabéns. A empresa teve 105% de rentabilidade e por esse motivo foi um sucesso. No final ainda fizemos uma doação financeira referente aos impostos da empresa para o Projeto Musical Do Re Mi de São Sebastião do Oeste”, finaliza Belém.

 

Segundo o Diretor de Comercial e Marketing da empresa, Diogo Costa, o sucesso desta edição da Junior Achievement em São Sebastião do Oeste/MG foi resultado da sinergia e da dedicação de todas as partes envolvidas: empresas, escolas, alunos, voluntários e comunidade.