Poliany Mota
Por causa de dificuldades com fornecedores, o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente a Vacinação Antirrábica 2014 em Minas Gerais. Normalmente a campanha é realizada entre os dias 14 e 22 de setembro. Entretanto, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), este ano ainda não há uma data oficial.
“De acordo com a orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em decorrência de dificuldades com os fornecedores de vacina antirrábica canina (VASC) haverá a necessidade de alterar o cronograma de entrega em 2014, o que motivou a revisão do período da campanha”, explicou a Assessoria de Comunicação da SES-MG.
Ainda de acordo com a SES, os estoques do Ministério da Saúde serão distribuídos de acordo com critérios epidemiológicos, mantendo a prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, áreas de difícil acesso na região amazônica e aquelas que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
A recomendação da Diretoria de Vigilância Ambiental da SES a todas as Superintendências Regionais de Saúde do estado é que intensifiquem outras ações de vigilância do programa da raiva, enquanto não é estabelecida nova data para vacinação.