Celebração integra o programa de abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a Divinópolis
*Por Mauro Eustáquio Ferreira
As irmandades de congado de Divinópolis (MG) participam da celebração da Missa Conga, às 14 horas neste domingo (21/5), no Santuário de Santo Antônio. O culto religioso comemora os 135 anos da assinatura, pela princesa Isabel, da Lei imperial n.o 3.353 (a conhecida Lei Áurea), de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil.
Ela é é lida durante a tradicional cerimônia, que será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, que a vem celebrando ininterruptamente por 46 anos em Divinópolis.
A missa, que geralmente é celebrada no domingo seguinte ao Dia das Mães, também integra o programa de abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a Divinópolis no ano de 1924.
A concentração das guardas e dos Estados da Coroa de todas as irmandades participantes será às 13 h na praça do Mercado, seguida da procissão com as imagens dos santos patronos até o Santuário de Santo Antônio.
Os santos de maior devoção dos congadeiros são Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida e São Benedito. A celebração tem o apoio da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (CongaDiv) e da Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).