Os médicos já estão na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas)

Os médicos já estão na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas)

Profissionais e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Pará de Minas, estão com boas expectativas com a chegada dos médicos cubanos do programa do Governo Federal “Mais Médicos”. Os profissionais de saúde, que já contam com uma vasta experiência em atendimento em saúde da família em outros países, chegaram dispostos para trabalharem a favor da humanização do atendimento.

 

Os médicos Damaso Dias e Damaris Seisdedos Ricardo, vão atuar na atenção primária a saúde, na UBS do Alto do Santos Dumont e na UBS do CAIC. A médica brasileira Rosany Norberto, também faz parte do programa e já está trabalhando no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança – CASMUC.

 

A coordenadora Maria Flávia Nunes Pereira, da UBS do Alto Santos Dumont, diz que os médicos cubanos deverão humanizar os atendimentos. “Estamos com uma ótima expectativa e temos certeza que eles farão um atendimento mais humano, já que essa é nossa prioridade. Esta é uma área da periferia da cidade, com muitos problemas sociais. Trabalho tem, nossa unidade oferece boas condições para que estes médicos realizem um de qualidade”, disse Maria Flávia.

 

Reginaldo José da Cruz, morador do Santos Dumont, fala que a vinda de mais médicos para o posto de saúde do bairro, irá melhorar o atendimento. “Com certeza a expectativa é de que o atendimento, que já melhorou muito, melhore ainda mais, muito bom mesmo”, falou Reginaldo José.

 

“Vai contribuir muito, uma vez que em alguns casos, a agenda do médico está cheia. Agora, com mais um médico, mais gente poderá ser atendida em menos tempo”, disse a moradora do Santos Dumont, Edna Aparecida do Carmo Rosa.

 

Ao todo, as 19 UBS de Pará de Minas beneficiam cerca de 70 mil pessoas. Estas unidades contam com equipes formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde.