O residencial conta com 498 imóveis (Foto: Divulgação/PMD)

Emanuela Souza

Moradores das periferias organizam ato em Divinópolis. A Marcha da Periferia está unindo moradores de diversos bairros periféricos, e esperam chamar a atenção do governo municipal para as necessidades dessas áreas. Dentre reivindicações estão a melhora da infra-estrutura e o saneamento básico nos bairros.

A iniciativa veio da união de vários bairros, que se encontram em situação de precariedade. Os moradores exigem que autoridades encarem os problemas com dignidade e responsabilidade. Muitos desses lugares se encontram em situação de emergência, com redes de esgoto a céu aberto e sem pavimentação nas ruas.Mas a população nunca recebe resposta imediata.

Moradores estão indignados com a falta de compromisso dos órgãos públicos, que se comprometem com as melhorias mas nada é feito a respeito. Eles temem que com a chegada da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, atual PEC 55, essa situação venha a se agravar, pois as verbas destinadas à esses serviços públicos poderão ser cortada.

John Anderson, participante da Associação de Moradores, afirma que a situação nesses bairros é precária. “É uma tristeza, pois às vezes tem criança indo para a escola e tem uma foça no meio do caminho (…) Nós descobrimos outro bairro que ainda está em uma situação pior que é o Itaconomi. De todos ele é o que mais precisa de ajuda.” Afirma.

O ato já contou com uma audiência com os vereadores na Câmara Municipal para discutir os problemas enfrentados pelos bairros, na última quarta-feira (16). No dia 25/11, eles se unirão em marcha para dar mais voz ao movimento. Ao todo, moradores de  18 bairros se unirão no quarteirão fechado da Rua São Paulo, onde seguirão em passeata pela Avenida 1º de Junho, logo depois pela Goiás e pela 7 de Setembro, onde prosseguirão rumo à prefeitura.