Isadora Santana
A população de Carmo do Cajuru agora conta o projeto Câmara Participativa, onde doze pessoas trabalham de forma voluntária e imparcial para levar aos cidadãos informações das reuniões e trabalhos do Legislativo.
A idealizadora, Elisa Nogueira, criou uma página no Facebook inicialmente para acompanhar as eleições. Diante da interação positiva dos internautas, percebeu que era preciso levar adiante e torná-lo ainda maior.
“Eu comecei a fazer perguntas no Facebook para os vereadores e alguns me respondiam. Percebi que as pessoas estavam acompanhando e interessadas. Então convidei algumas, através da rede social, que tivessem interesse em assistir as reuniões da Câmara Municipal para publicarmos tudo o que acontece”.
Em cada reunião, um integrante estará presente e ao final de cada mês, será publicado na página da Câmara Participativa todos os projetos e levantamentos feitos pelos vereadores.
“Mais importante que reduzir o salário deles, tendo como conseqüência um trabalho mal feito, é a participação popular na vida política da cidade. Estaremos atuando de forma imparcial e objetiva, permitindo que cada cidadão forme sua própria conclusão e avalie os serviços prestados pelos poderes Legislativo e Executivo. Seremos os fiscais dos fiscais”, finaliza Elisa Nogueira.
A Câmara Participativa também será um canal aberto entre a população e o legislativo. Além disso será possível acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores além das reuniões ordinárias, que terão início em fevereiro.