A prainha fica perto da BR-494, em Divinópolis (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Arthur Tótoli

Moradores de Divinópolis e integrantes da Ong “Lixo e Cidadania” estarão, nesta quinta-feira (15), na Praça da Catedral, um dos cartões postais da cidade, em um manifesto que busca defender e preservar o patrimônio ambiental. O evento é aberto a toda a sociedade e aproximadamente 30 pessoas vão montar um posto para coleta de assinaturas de qualquer pessoa que seja adepta ao protesto. Helcia Veriato Teixeira, psicóloga ambiental e uma das líderes do manifesto destaca a importância da participação popular na hora de cobrar melhoras para o município.

“Precisamos de praças, jardins, dos parques e, enfim, espaços verdes, arborização urbana, que contribuam com o micro clima, com a preservação dos cursos d’água e sua perenidade. Para o enfrentamento do crescimento rápido e desordenado do espaço urbano, surgiu o Plano Diretor dos municípios, este objetiva resultados integrados, de aspectos tanto relacionados à natureza quanto à sociedade. Assim busca-se resultados extremamente importantes para o planejamento e a gestão ambiental das cidades.”

Ainda segundo Helcia, vários pontos da cidade precisam ser preservados e melhorados, como por exemplo, o Morro das Antenas, a Mata do Noé, a Lagoa do Sidil e o Rio Itapecerica, mas avisa, toda a população tem que cobrar a melhoria.

“Só haverá a preservação destes patrimônios naturais, se a sociedade divinopolitana reconhecer a importância do nosso patrimônio para a qualidade de vida de todos nós que moramos na terra do Divino. Como você pode contribuir para essa preservação? Defendendo junto aos gestores da cidade que tenhamos políticas públicas que priorizem as medidas legais necessárias para a tão aguardada preservação”, completa.

Para quem tem interesse em se juntar a essa campanha, o evento será realizado das 15h ás 19h na Praça da Catedral e para assinar é fácil,  só levar o título de eleitor ou documento com foto. Com as assinaturas em mãos, os membros do movimento definirão para onde elas serão levadas em busca de respostas e ações para a preservação do patrimônio ambiental.