Água fornecida pelo caminhão-pipa, segundo denúncias, está turva e com cheiro ruim

Fabrício Salvino

Qualidade da água e falta dela, são problemas enfrentado pelos moradores de Marilândia, distrito de Itapecerica (MG). Populares denunciam que fornecimento de água da Copasa está sendo feito através de caminhão pipa. Além disso, a única bomba do poço responsável pelo abastecimento está abandonada.

Gilberto Marcolino representante comercial e morador do distrito relata que a água estava vindo turva e com gosto muito ruim.

“Constatei que a água está com gosto muito ruim e que no início da reclamação dos moradores ela está muito turva”, conta.

Gilberto conta também que vários moradores tiveram diarreia após consumir a água fornecida pela Copasa através dos caminhões-pipa.

A falta de água também vem causando prejuízo aos moradores. Este é o caso, por exemplo, da cabeleireira Verônica Zaidan que tem um salão de beleza e que necessita ficar baldeando água para atender seus clientes.

Problema também em casa.

“Estou comprando água para beber, porque eu não tenho coragem de beber essa, pois está vindo uma água com muito cloro, bem turva e um cheiro muito ruim”, conta.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

A reportagem do PORTAL GERAIS entrou em contato com outros populares que estão inclusive fazendo um abaixo-assinado. Esse é o caso da dona de casa Libertina Rodrigues.

Ela disse que está recebendo a água com gosto ruim.

“Realmente está com gosto muito ruim, um cheiro de água velha como se estivesse há muito tempo parada em reservatório. E, estão trazendo para a gente e não sabemos de onde está vindo essa água. Ficamos cismados de tomar”.

copasa em marilandia
A bomba do poço de água em Marilândia, está abandonada, segundo moradores (Foto: Divulgação)

Solução

A Prefeitura Municipal de Itapecerica informou que desde que tomou ciência do problema entrou em contato com a Copasa solicitando a resolução o mais rapidamente possível. No entanto, continua sem solução.

Já a Copasa, em nota, afirmou que o poço profundo destinado ao abastecimento do distrito, apresentou problemas de operação na quarta-feira (26/7). Contudo, até a conclusão das ações, o abastecimento será feito através de caminhões-pipa.

A Copasa ressalta ainda que um novo poço entrará em operação na próxima semana. Além disso, uma nova unidade será perfurada para reforçar o abastecimento em Marilândia.

Com relação à qualidade da água, a Copasa reforça que a água distribuída é tratada e coletada em Divinópolis. Disse, portanto, que segue todos os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde.