Os buracos são apenas um dos problemas que se evidenciaram com as chuvas em Divinópolis. Uma área atrás de um dos shoppings da cidade, no bairro Bom Pastor, às margens do Rio Itapecerica, virou um “bota-fora”. Garrafas e pneus dividem espaço com lixos e entulhos. O espaçou tornou-se propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As imagens (veja o vídeo abaixo) foram registradas pelo vereador, Edmilson Andrade (PT). O local já foi alvo de denúncias no ano passado. Entretanto, não foi suficiente para evitar que a Área de Preservação Permanente (APP) desse espaço para lixos depositados por moradores e comerciantes da região.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), uma equipe da Vigilância em Saúde irá esta semana no local indicado e fará a limpeza. A Vigilância ainda alertar sobre o depósito irregular de lixos às margens do Itapecerica e cobra a colaboração da população para o descarte correto.

Já o setor de fiscalização informou que qualquer cidadão pode denunciar imóveis e terrenos cobertos por matos e lixos. Neste caso, o proprietário é notificado para providenciar a limpeza. A denúncia pode ser feita por meio da internet (clicando aqui) e no protocolo da prefeitura.