Autoridades discutem impacto com registro de furtos nos bairro Manoel Valinhas, Universitário e São Luiz e cobram audiência pública
A ocupação de novos espaços públicos por moradores em situação de rua pautou a reunião extraordinária da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), realizada na manhã desta quarta-feira (19/3) na sede do Corpo de Bombeiros de Divinópolis. O encontro reuniu autoridades, representantes da comunidade civil e membros do Legislativo para discutir os impactos sociais e de segurança causados pela migração dessas pessoas para diferentes pontos da cidade.
O vereador Walmir Ribeiro apresentou um áudio do vereador Wellington, que lamentou os desdobramentos da remoção dos moradores de rua do Mercado Distrital. Conforme ele, após a ação, muitos passaram a ocupar outros espaços públicos, gerando atos de vandalismo e furtos de fiação elétrica, especialmente nos bairros Manoel Valinhos, São Luiz e Universitário.
O parlamentar reforçou a necessidade de uma audiência pública para alinhar estratégias entre os órgãos competentes e buscar soluções efetivas para a situação.
- Itapecerica brilha no Festival Gastronômico de Ouro Preto com a Influencer “Cozinha da Ieie”
- Rapaz é baleado em Nova Serrana e criminosos incendeiam carro na fuga
- Acidente entre carros deixa motorista ferido entre Araújos e Perdigão
- PM apreende grande quantidade de drogas em Nova Serrana
- Idosa fica ferida em acidente entre caminhão e carro na MG-050, em Pedra do Indaiá
Secretaria aponta desafios no acolhimento de moradores em situação de rua em Divinópolis
O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, João, destacou que a pasta já esperava a migração dos moradores de rua para outras áreas, mesmo com ações de assistência e acolhimento. De acordo com ele, muitos foram encaminhados para casas de acolhimento, mas acabaram evadindo no dia seguinte.
Além disso, ele citou desafios adicionais enfrentados pelo município:
- Duas mulheres grávidas em situação de rua recusaram atendimento do CAPS AD e outros serviços sociais;
- Casos já foram reportados à Vara da Infância e Juventude para providências;
- Três indivíduos acabaram presos e rapidamente liberados, conforme prevê a legislação vigente.
João elogiou a iniciativa do vereador e reforçou que a audiência pública pode ser um passo essencial para buscar alternativas mais eficazes para o problema.
Outros temas debatidos na reunião
Além da questão dos moradores de rua, a reunião da ACASP também abordou outros problemas de segurança, como:
✔️ Golpes praticados por falsos agentes da Cemig e supostos traficantes, que têm prejudicado cidadãos e comerciantes;
✔️ A necessidade da adesão de Divinópolis ao Sistema Hélios da Polícia Militar, que possibilita a identificação automática de placas de veículos nos acessos e saídas da cidade, auxiliando no combate ao crime.
Após os debates, o presidente da ACASP, Breno Clementino, encerrou a sessão reforçando a importância da participação ativa da sociedade. Conforme ele, só assim é possível encontrar soluções que garantam segurança e qualidade de vida à população de Divinópolis.