Amanda Quintiliano

Apesar do nome, o bairro Jardim das Mansões enfrenta velhos problemas conhecidos por moradores de regiões periféricas de Divinópolis. Com mais de 40 anos, o bairro pouco conhecido na cidade, ainda não conta com infraestrutura básica como rede de esgoto e calçamento. Cansados de esperarem, os moradores foram a câmara, nesta terça-feira (04) chamarem a atenção do poder público.

A primeiro manifesto foi no sábado (01). Hoje (04), eles foram com cartazes acompanhar a reunião e pediram aos parlamentares que levem as demandas para o prefeito, Galileu Machado (PMDB).

“Apresentamos uma carta de repúdio para ser entregue ao governo municipal. Nela apresentamos o bairro e reivindicamos infraestrutura. Pagamos IPTU para não ter nenhum investimento”, afirmou o presidente do bairro, o empresário Cristiano Delfino de Oliveira.

Ele mora no Jardim das Mansões há três anos e desde então lida diariamente com os gargalos.

“Se chove temos lama, se é tempo seco não aguentamos a poeira […] Sem falar que temos fossas e nunca sabemos que é responsável em limpa-las”, relatou ao PORTAL.

Alguns vereadores chegaram a propor aos moradores a implantação da taxa básica do IPTU. Entretanto, a proposta foi descartada, já que a população não se encaixa no perfil e seria uma medida sem resultados físicos.

“O descaso é muito grande. O valor do IPTU é relativamente alto em relação a outros bairros, como Bom Pastor que tem toda a infraestrutura. Mas essa proposta da taxa básica não vai dar certo. Os moradores não teriam direito, a renda não daria”, conta.

Há quase 35 anos morando no bairro, o metalúrgico Lúcio Veiga sabe de “trás pra frente” cada um dos problemas. Morador da rua Barão de Ipanema ele conta que não consegue sair de casa de carro quando chove.

“Se a gente sai de carro e chove precisamos parar na rua debaixo”, conta, pedindo intervenção do poder público.

“A situação é precária”, enfatiza.

Algumas ruas, segundos os moradores, foram tomadas pelo mato. O transporte público não chega ao bairro.

Medidas

A carta repúdio foi entregue a vereador, sargento Elton (PEN). Ele disse que entregará ao prefeito e cobrou união dos parlamentares para fazer coro aos moradores. Outros parlamentares também destacaram a precariedade relatada pelos manifestantes e disseram que irão se empenhar em busca de soluções.