Júlia Sbampato

Moradores organizam um novo manifesto em frente à Copasa do bairro Bela Vista, neste sábado (16) às 14h. Cansados do descaso da companhia com os cidadãos e dos diversos problemas que foram enfrentados nas últimas semanas, eles buscam um resultado mais efetivo vindo da companhia.

Durante as últimas semanas, muitos bairros de Divinópolis ficaram sem abastecimento de água, e quando o líquido chegava, era em cor barrenta e odor forte. Reclamações diárias nas redes sociais e também na Copasa foram comuns.

O morador do bairro Nova Holanda, Mário Máximo, diz que a ideia do manifesto está circulando pelos seus grupos de WhatsApp. Ele afirma que as pessoas de Divinópolis não correm atrás dos seus direitos, mas estão tentando conseguir aumentar as vozes.

Mário conta que em seu bairro, a falta de água já é um problema comum, antes mesmo dessa série de problemas que aconteceram nas últimas semanas. Ele estará no manifesto para apoiar os outros moradores.

“É um absurdo uma empresa que está recebendo rios de dinheiro! Sem trocadilhos, em prol de tratar a água e principalmente cuidar do nosso maior bem que é o Rio Itapecerica, deixar morrer assim nosso maior patrimônio.” indigna o morador.

Além do fato de deixar famílias, principalmente carentes em bairros mais distantes sem a água, Mário questiona todos esses anos que estão recebendo para tratar a rede esgoto, mas nada é feito.

Ana Paula Freitas, moradora do Quintino, publicou em suas redes sociais durante as últimas semanas algumas fotos de água suja que chegava até suas casas, antes de ter o abastecimento interrompido. Segundo ela, a água ainda não está chegando nas partes altas.

A moradora manifesta sua opinião:

“Qualquer manifestação é legítima e amparada pela lei, desde que seja de forma ordeira, mas no caso da Copasa, a população deve se organizar. As lideranças comunitárias devem estar a frente junto dos moradores de sua região, colhendo assinaturas com número de documentos e assim entrar no Ministério Público contra a empresa. Além disso temos o direito de sermos ressarcidos, então o Procon também deve ser acionando.”

Normalização

O abastecimento começou a ser normalizado nesta quinta-feira (14), mas em alguns bairros ainda falta água. A previsão é que seja restabelecido totalmente ainda nesta sexta (15).

Os registros de falta d’água começaram no dia 07 de setembro. Segundo a Copasa, houve um problema na peça de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) e ela foi substituída apenas na quarta-feira (13). Na quinta (14) houve outra falha no conjunto de manutenção que já foi solucionada.