Faleceu na madrugada desta quinta-feira (09), o ex-prefeito de Cláudio Múcio Guimarães Tolentino.
Múcio, conhecido também pelo apelido Paca, nasceu em Cláudio, mais precisamente na Fazenda da Mata em 1927, filho de Quinto Alves Tolentino e Maria Guimarães Tolentino (D. Quinta), neto de Mingote e sobrinho neto de Quinca Barão, precursor da emancipação da cidade de Cláudio.
Irmão, de grandes personalidades, como Dona Risoleta Neves, esposa de Tancredo, Dr. Edson – ministro do Tribunal de Contas da União, Dr. Oswaldo – ex-deputado estadual, e senhores Quinto e Domingos – proprietários rurais, além de ser Tia-Avó do Senador mineiro, Aécio Neves.
O ex-prefeito, foi casado com D. Francisca Rocha Tolentino – Dona Neném, com quem constituiu uma grandiosa família, com 14 filhos, e vários netos e bisnetos.
Foi prefeito de Cláudio por 2 gestões, de 1963 à 1967 e 1983 à 1988, realizando grandes obras pela cidade, abrindo bairros e ruas, construindo unidades de saúde nas zonas rurais e muitas outras obras e ações que contribuíram para o crescimento e o bem do povo claudiense.
Também é reconhecido pelos serviços na área social e religiosa, como na doação do terreno da hoje Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida no bairro Bela Vista, e ajuda a moradores carentes.
É reconhecido por suas administrações e por sua pessoa, tanto pelo povo, como também por políticos e empresários regionalmente, recebendo várias homenagens de diversas instituições.
Múcio foi também proprietário da Rádio Independência, atual rádio Ind FM, um dos principais veículos de comunicação da cidade.
A Prefeitura de Cláudio, por meio do prefeito Zezinho, decretou Luto Oficial de 3 dias, pela relevância dos serviços prestados, e o legado de sua contribuição para o desenvolvimento deste Município, deixando como exemplo e modelo de dignidade, a sua história de vida. Sendo-lhe prestadas as merecidas honras fúnebres.
O corpo está sendo velado no Cemitério Municipal “Vale dos Sonhos, localizado na Avenida Igomer de Barros, sem número, bairro Cachoeirinha em Cláudio, onde será realizado o sepultamento às 20h de hoje (09).