Morre o professor Gilson Soares, referência na defesa da expansão do ensino superior no interior de Minas

Minas Gerais
Por -15/04/2025, às 08H49abril 15th, 2025
professor gilson soares
Foto Divulgação

Educador foi um dos principais articuladores da interiorização da UEMG e teve papel decisivo na consolidação do ensino superior público em Divinópolis e na região Centro-Oeste de Minas.

Faleceu nesta terça-feira (15/4), o professor Gilson Soares, uma das maiores referências na luta pela interiorização do ensino superior em Minas Gerais. Ele estava em tratamento de saúde há alguns meses e deixa um legado marcante na educação, especialmente na região Centro-Oeste do estado, com destaque para Divinópolis.

Professor Gilson Soares teve papel fundamental na consolidação do ensino público de qualidade fora dos grandes centros. Ele assumiu a presidência da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) em 1999 — instituição incorporada à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2015. Além disso, também assumiu como vice-presidente da Fundação Renato Azeredo (FRA), em Belo Horizonte, além de atuar como conselheiro curador da entidade.

Sua trajetória na educação teve início na década de 1970, e ao longo dos anos ele acumulou reconhecimentos por sua dedicação ao ensino. Entre as homenagens recebidas, destacam-se, por exemplo, a Medalha da Inconfidência, em 1995, e a Medalha Internacional Master em Gestão Educativa Ibero-Americana, em 2007. Gilson era pós-graduado em Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais.

Gilson Soares defensor da estrutura multicampi

Defensor da estrutura multicampi da UEMG, Gilson Soares sempre acreditou no potencial transformador da universidade pública no interior. Atuou ativamente para fortalecer as unidades regionais da instituição, assim, garantindo que ensino, pesquisa e extensão se tornassem realidade em municípios fora da capital. Ele foi um dos protagonistas no processo de absorção das fundações regionais pela UEMG, etapa decisiva para consolidar a interiorização do ensino superior no estado.

A Fundação Renato Azeredo, da qual foi vice-presidente, foi criada em 1996 com o objetivo de fomentar projetos em educação, ciência e tecnologia na UEMG. Inicialmente ela teve como presidente o professor Aluísio Pimenta, outro importante nome da história educacional mineira.

A atuação de professor Gilson Soares ultrapassava as barreiras da educação. Ele também teve papel fundamental na elaboração de políticas públicas que fomentassem o desenvolvimento sustentável da cidade. Isso, com visão futurística que traçava o crescimento de Divinópolis.

Ele também deixou sua contribuição na saúde como chefe de departamento do Complexo de Saúde São João de Deus, além de diretor adjunto o Centro Regional de Saúde de Divinópolis.

A morte do professor Gilson Soares representa uma perda significativa para a educação mineira. Seu legado segue vivo nas salas de aula, assim como nas universidades do interior. Além disso, na memória de todos os que lutam por uma educação pública mais ampla e acessível em Minas Gerais.

O PORTAL GERAIS, em nome de sua diretora Amanda Quintiliano, manifesta os mais profundos sentimentos à família do professor Gilson Soares. Desde o primeiro ano de fundação do veículo, o professor Gilson foi um grande apoiador, bem como incentivador, contribuindo com sua confiança e entusiasmo para o fortalecimento do nosso trabalho. Somos imensamente gratos por sua parceria, generosidade e por acreditar no nosso propósito desde o início. Seu legado e apoio jamais serão esquecidos.