O velório ocorrerá no Cemitério Parque da Serra, em Divinópolis
Na manhã desta quinta-feira (11), Divinópolis perdeu uma de suas figuras mais importantes, o folclorista Vinicius Peçanha, aos 81 anos. O falecimento ocorreu após internação em um hospital do município, segundo informações divulgadas pela família.
Dedicação
Dedicação incansável à pesquisa e preservação das tradições folclóricas brasileiras marcaram a vida de Peçanha. Ele teve uma trajetória profissional diversificada, atuando também como advogado, produtor musical, escritor e historiador.
Graduado pela primeira turma de Direito da FADOM, sua paixão pela música, assim como pela cultura o levou a estudar no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e a se tornar um respeitado compositor, bem como violonista.
Vinícius Peçanha: Reconhecimento nacional e internacional
Além de seu impacto no campo da música, com a gravação de obras como a Missa Conga e a Missa Sertaneja, Peçanha foi um construtor da memória cultural de Divinópolis.
Foi responsável pela edificação da réplica da Igrejinha do Rosário, na Praça do Mercado, um marco na preservação da identidade do município. A atuação dele, portanto, alcançou reconhecimento nacional e internacional, com publicações em importantes veículos de comunicação, como o jornal francês Le Monde.
- Musical de Natal vai percorrer quatro paróquias em Divinópolis
- Suspeito de matar pedestre empinando moto é preso em Nova Serrana
- CPI das Bets: Influenciadores digitais na promoção das apostas onlines
- Criança autista sai de escola sem professores perceberem e mãe denuncia negligência
- 3° Feirão de Móveis destinará valor arrecadado para tratamento de câncer
Membro ativo da Comissão Mineira de Folclore e da Academia Divinopolitana de Letras, onde ocupava a cadeira nº 14, Peçanha deixou sua marca na cultura brasileira. Seu trabalho como pesquisador memorialista e incentivador das festas religiosas contribuiu, assim, para o registro e a valorização das tradições locais.
Velório e cremação
O velório de Vinicius Peçanha ocorrerá no Cemitério Parque da Serra, em Divinópolis, a partir das 12h desta quinta-feira (11/4). Em seguida, o corpo será cremado em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte.