Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos
Foto: SBT

Apresentador morreu na madrugada deste sábado. Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8), após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Conforme as informações, o apresentador tinha retornado ao hospital no início de agosto, poucos dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Apesar de nunca ter anunciado oficialmente a sua aposentadoria, ele estava afastado das gravações desde setembro de 2022. O maior ícone da TV nacional se despede com um legado gigantesco, marcado por ousadia e brilhantismo. Silvio Santos deixa seis filhas, que vão continuar o legado do pai no comando do SBT.

Perfil do SBT no “X” confirma a notícia e se despede do apresentador

O perfil do SBT no “X” confirmou a notícia por meio de uma nota publicada e se despediu do apresentador.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”


Trajetória do Senor Abravanel

Silvio Santos é um marco na história da televisão brasileira. Ao longo dos últimos 60 anos esteve no ar, com passagens pelas principais emissoras, incluindo a rede Globo, até criar sua própria rede: o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Nascido na Lapa, no centro do Rio de Janeiro, como Senor Abravanel, Silvio tinha como pai, Alberto Abravanel (1897–1976), um comerciante de Tessalônica, na Grécia, e a mãe, Rebeca Caro, oriunda da Turquia.

Aos 14 anos, começou a trabalhar de ambulante pelas ruas da capital fluminense, vendendo canetas e outros artigos pequenos, como capas para título de eleitor. Enquanto soltava a voz para anunciar seus produtos, um fiscal da prefeitura notou seu potencial e o convidou para um teste na então Rádio Guanabara, que hoje é a Rádio Bandeirantes no Rio de Janeiro.

Silvio Santos se mudou para São Paulo pouco tempo depois, aos 20 anos, em 1950. Assim, Silvio, depois da parceria com Manoel da Nóbrega, estreou nas telinhas em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. No ano seguinte, estreou o Programa Silvio Santos, que, desde 1963, está no ar no país.

Em 1976, o general Ernesto Geisel, presidente do período da ditadura militar, concedeu ao comunicador a TVS (TV Studios) do Rio de Janeiro. Quase cinco anos depois, em 1981, o Silvio fundou o SBT.

Em resumo, nos anos 1980, o apresentador tornou-se definitivamente parte do imaginário nacional ao consolidar algumas das principais atrações do Programa Silvio Santos. Desde o “Domingo no Parque”, infantil que abria a maratona, até o horário nobre, com destaques como o “Qual é a música”, “Topa tudo por dinheiro” e “A porta da esperança”.

Silvio Santos deixa a mulher, Íris Abravanel, as filhas Patrícia, Rebeca, Silvia, Cintia, Daniela e Renata, além de 13 netos.