Nesta quinta-feira (22) a técnica de enfermagem Célia Nogueira da Silva, 38 anos, faleceu após internação no Hospital Eduardo de Menezes em Belo Horizonte. A profissional foi transferida para a instituição especializada em Doenças infectocontagiosas após ser vítima de um acidente no dia 13 deste mês com material perfurocortante no Pronto Socorro Municipal (PSM) de Itaúna.
Em nota, a Prefeitura informou que a profissional não tinha histórico conhecido de doença crônica e que na ocasião foram realizados os exames sorológicos preconizados (anti-HIV, Hepatite B e Hepatite C) cujos resultados foram negativos, tanto da técnica de enfermagem Célia quanto do paciente envolvido.
Uma semana mais tarde, exames complementares evidenciavam plaquetopenia + leucopenia e Distúrbio de coagulação. Célia recebeu suporte clínico, antibioticoterapia de amplo espectro, aminas vasoativas, hemotransfusão de plasma e plaquetas, mas evoluiu com choque refratário. Foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes, onde veio a falecer.
Novos exames foram colhidos no Hospital Eduardo de Menezes para determinar a causa da morte. A investigação está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde.