O empresário José Mendes Nogueira faleceu na madrugada de sexta-feira (20) em Itaúna. A família não divulgou as causas da morte de um dos homens mais influentes do país. 

“Seu Zé Nogueira”, como era carinhosamente conhecido, faleceu aos 92 anos. Ele fundou há cinco décadas a J.Mendes em Itaúna e vendeu a mineradora para a Usiminas. Fato que lhe garantiu o posto de novo membro do seletíssimo clube de bilionários brasileiros.

Em nota de pesar enviada a imprensa, a J.Mendes conta que “o empresário já não atuava mais diretamente nas empresas, mas continuava sendo a principal inspiração para todas as atividades do Grupo.

A história de José Mendes está diretamente atrelada à evolução do mercado de mineração em Minas Gerais e ao desenvolvimento socioeconômico das cidades de atuação da organização. O empreendedorismo e a visão estratégica do fundador foram fundamentais para a consolidação da J. Mendes como um dos principais players da mineração nacional, em sua trajetória de 50 anos.

O Grupo J. Mendes tem a qualidade de seus produtos, a valorização das pessoas e o desenvolvimento sociocultural das comunidades de seu entorno como seus principais pilares. E esses continuarão, sempre, sendo os compromissos centrais da empresa.

Toda a família e colaboradores do Grupo J. Mendes estão consternados com a perda do Sr. José Mendes e se comprometem a seguir o seu exemplo de solidez, competência, eficiência, simplicidade e otimismo”.