Amanda Quintiliano
Boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelou que há rumores de 13 cidades da região Centro-Oeste com suspeitas de macacos infectados pela febre amarela. As investigações, por enquanto, ocorrem em duas delas, Japaraíba e Tapiraí. Em nenhuma houve confirmação até o momento.
Os municípios que entraram na lista de rumores são: Araújos, Bambuí, Conceição do Pará, Córrego Danta, Estrela do Indaiá, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Medeiros, Moema, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade.
Os dados da SES ainda mostram que em 26 cidades foram registradas mortes de macacos, em outras 30 ainda há investigação. Ao todo, são 57 com rumores da doença em animais.
Minas
Em Minas já são 739 notificações e 126 confirmações da doença em humanos. Até agora 44 pessoas morreram. Dos casos confirmados, 87% são em homens. Não há nenhuma notificação na região Centro-Oeste.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a maioria das mortes vitimaram pessoas com idades entre 30 e 59 anos, somando 34 casos Foram registrados óbitos de 7 pessoas com mais de 60 anos, e 3 entre jovens entre 20 e 29 anos.
Falta vacinas
O alerta contra a febre amarela em Minas Gerais levou a uma corrida aos postos de saúde de Divinópolis. O reflexo disso: o estoque está esgotando. Em algumas unidades, como a do bairro Ipiranga e Afonso Pena, não há previsão para as injeções chegarem. Antes disso, em 17 de janeiro, o PORTAL já havia mostrado que alguns postos já não estavam aplicando, como o do Bom Pastor.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura negou que a vacina esteja em falta e alegou que devido ao aumento da demanda, eles se esgotam em algumas unidades, mas a Secretaria Municipal de Saúde repõe na sequência.
O Estado de Minas Gerais distribuiu até está terça-feira (31) 81.200 doses para a macrorregião Oeste e foram aplicadas 48.608. Em Minas, são 3.434.900. Dados fornecidos pelas Unidades Regionais de Saúde mostram que já foram aplicadas 1.736.828 doses, sendo 1.187.689 em municípios com surto da doença.