Foto de capa meramente ilustrativa

Três casos foram registrados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (10); Casos confirmados da doença também aumentaram

O número de mortes por Covid-19 subiu para sete em Divinópolis. Três novos casos foram registrados no boletim diário desta quarta-feira (10). Em aproximadamente uma semana, foram cinco óbitos a mais. Desde o início da pandemia já são 247 confirmações da doença, seis nas últimas 24 horas.

Novas vítimas

Uma das novas vítimas do novo coronavírus é uma mulher de 45 anos. Ela morreu no dia 31 de maio em decorrência de uma cirurgia de pielonefrite, mas como antes foi feito teste rápido, que deu positivo para a doença, o Estado determinou que fosse colocada nas estatísticas. A mulher apresentava diabetes, hipertensão e cardiopatia. Morava no bairro Nova Fortaleza.

 O óbito seguinte foi de um paciente de 87 anos, do sexo masculino, com cardiopatia e pneumopatia crônicas. Era um morador de Santo Antônio dos Campos (Ermida).

A última morte registrada foi de um paciente de 69 anos, também do sexo masculino. Ele não apresentava nenhuma comorbidade. O homem era residente do bairro Bom Pastor.

Balanço

O número de pessoas com quadro clínico suspeito do novo coronavírus subiu para 2467 e destes, 214 foram descartados.

Os dados são atualizados diariamente. No índice de infecção por 100 mil habitantes, o município marca 103,6. Os casos de pacientes recuperados já totalizam 177.

O maior número de casos confirmados está entre os pacientes com idade entre 40 e 59 anos, são 115 ao todo.  Dois pacientes possuem idade entre 1 e 4 anos; três paciente possui entre 5 e 9 anos; seis entre 10 e 19 anos; 84 entre 20 e 39 anos; e 37 com mais de 60 anos. Sendo assim, 134 equivalem ao sexo feminino e 113 ao sexo masculino.

Em relação aos pacientes internados nas redes hospitalares do município e que apresentam quadro clínico compatível de Covid-19, até a presente data, 26 estão na enfermaria e 10 em Unidade de Terapia Intensiva (CTI). Dos pacientes internados ou que foram atendidos no ambulatório, e estão em isolamento domiciliar, são 1387 ao todo. São 24 internações na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e 43 na rede particular.

 O município conta com 94 leitos de CTI destinados para o atendimento de pacientes suspeitos com a Covid-19. A atual taxa de ocupação corresponde a 10,6%. Divinópolis possui, também, 135 leitos de enfermaria. Este setor está com 19,3% de sua ocupação total.

 A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando uma denúncia no AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store, de forma gratuita.