Categoria alega que as normas inviabilizam a profissão em Divinópolis; Mudanças foram publicadas este mês

Ayllana Ferreira

Mesmo com a realização da audiência pública e com as mudanças feitas na regulamentação do transporte por aplicativo em Divinópolis, a categoria não está satisfeita. Uma manifestação será promovida, nesta sexta (13), pela Associação Divinopolitana de Motoristas de Aplicativo (ADIMA) em protesto ao Decreto 13.443/2019, publicado no início deste mês. A categoria o classifica como inviável e diz que a própria prefeitura não segue as regras.

O ato será as 07h, com concentração na Praça da Catedral. Motoristas e veículos ficarão parados em linha reta como forma de protesto.

A nova regulamentação

O presidente da Associação, Rômulo Júnior explica alguns desses novos tópicos, e o impacto para a população e cidade. Por exemplo, em um dos artigos, é dito que só serão permitidos veículos emplacados no município sede.

Porém, devido à fatores que vão desde questões financeiras às próprias demandas dos aplicativos, muitos motoristas optam por veículos alugados, que são emplacados conforme a cidade natal das locadoras, que geralmente são fora de
Divinópolis.

Ou seja, a partir do momento em que houver essa mudança, muitos motoristas não poderão mais rodar. A prefeitura tem como justifica a renúncia da receita que acontece por emplacamentos de outras regiões, em contraponto, os carros de serviço da própria entidade são, também, emplacados em outros locais.

O presidente ainda explica as exigências do decreto tornam a profissão inviável.

“A população precisa saber que estamos sendo quase que pressionados a parar com a atividade de motorista de aplicativos devido a esse decreto atual”, explicou.

Impactos para a Cidade

Além da questão de desemprego dos próprios motoristas que não conseguirem se adaptar às novas exigências, Rômulo reforça o impacto de tal mudança para a conjuntara econômica de Divinópolis.

Em virtude de inúmeros fatores que, muitas vezes, tornam o transporte público inviável, os serviços de aplicativo tem se tornado cada vez mais popular em Divinópolis. Uper 7, Uber e Go Car são alguns exemplos de redes que oferecem transporte de qualidade, por preço acessível.

“Ao modificar um decreto para inviabilizar muitos motoristas, os gastos e receitas gerados pelos condutores também deixarão de existir. Em outras palavras, reduz o número de clientes de Posto de Gasolina, Autopeças, Lojas de Seguro, entre outros”, diz o presidente da associação.

Para ele, o melhor caminho seria a suspensão do decreto ou melhor adequação do mesmo.