Marina Assis

 

20 mil veículos de moradores de outros municípios se somarão à frota de Divinópolis até o fim deste mês (Foto: Christyam de Lima)

20 mil veículos de moradores de outros municípios se somarão à frota de Divinópolis até o fim deste mês (Foto: Christyam de Lima)

Fim de ano é reflexo de ruas mais cheias, lojas lotadas. Reflexo disso é trânsito turbulento e dificuldade para estacionar. Diante desses vários fatores a fiscalização na região central de Divinópolis deverá ser intensificada. Não apenas para reprimir ações de criminosos, mas também para evitar abusos por parte de motoristas.

 

A lei é clara e vale para o ano todo. Mesmo assim, há sempre um “abusadinho” que tenta burlar a norma. Estacionar em local proibido, utilizar vagas para deficientes e idosos, são apenas dois exemplos de infrações comuns. Para coibir esse tipo de ação, os 35 agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) estarão nas ruas mais atentos do que nunca.

 

De acordo com o gerente de projeto de trânsito de transporte, Leandro Teixeira, a frota circulando pela região central e dos shoppings deverá aumentar em 20 mil veículos. O número representa apenas turistas que aproveitam essa época do ano para irem às compras. Hoje, a frota de Divinópolis conta com quase 118 mil.

 

Orientações

 

Para evitar tumulto e congestionamento, além de multas por infrações, a orientação é para os consumidores darem preferência ao transporte coletivo, e para quem é possível, ir a pé fazer as compras de Natal.

 

“Para evitar as multas o ideal é cumprir as ordens de circulação assim evitamos também acidentes. Outra dica para quem precisa vir a locais mais movimentados é se der vir de transporte coletivo, praticar a carona solidaria para reduzir o número de veículos e quem morar mais próximo pode até vir a pé. Evitar o trânsito é sempre uma boa nessa época do ano, pois economizamos tempo”, sugere Teixeira.

 

Os agentes da Settrans acompanharão o horário especial do comércio para o período natalino. Quem for estacionar em locais que são necessários o rotativo deve adquirir a folha em alguma loja credenciada, o horário de uso obrigatório do talão é até às 18h.