Sindicatos estão recolhendo assinaturas no centro de Divinópolis e mobilizando para a greve geral

O Movimento Unificado dos Sindicatos de Divinópolis, composto por Sintram, Sintemmd, Sinpro e Sind-UTE, estão realizando uma ação no centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre os reflexos do contingenciamentos de verbas na educação, pelo Governo Federal e a proposta de Reforma da Previdência.

De acordo com Catarina Vale, diretoria de políticas sociais e imprensa do Sind-UTE em Divinópolis, a iniciativa está ocorrendo em todo o país, de várias maneiras, sendo uma preparação para a manifestação, em forma de greve geral, prevista para acontecer no dia 14 de junho.

A categoria espera que seja a maior paralisação no país, desde o Governo Michel Temer. Nos dias 15 e 30 de maio, dois atos foram realizados abordando estas reivindicações.

“A barraca é importante no sentido de darmos aulas. Uma explicação cidadã, aquela que não tem nas salas de aula, que os cidadãos não conseguem ter, pois dialogando com a população, em uma linguagem que ela consiga entender, traduzimos todos os tipos de explanações”, contou Catarina ao PORTAL CENTRO-OESTE.

Catarina declarou que até o momento, 1 mil assinaturas foram coletadas pelos sindicalistas e desta quarta (05), para quinta-feira (06), 500 se registraram. Ela falou que o trabalho está sendo gratificante, no sentido do esclarecimento e de conscientização da população.

“Cabe o cidadão fazer esta opção, porque este é o caminho democrático”, finalizou.

Assinaturas serão recolhidas até a greve geral (Foto: Marcelo Lopes)

A barraca está prevista para ficar no quarteirão fechado da Rua São Paulo, das 09h às 17h, até o dia da manifestação, que está prevista para ocorrer às 15h, com concentração na Praça da Catedral, no centro de Divinópolis. A categoria espera que até a próxima terça-feira (11), as escolas das redes municipal e estadual, se aderem ao movimento.