A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) está na fase final o cadastro das entidades assistenciais de Divinópolis. A metodologia exigida pelo Cadastro Nacional de Entidades (CNEs) prevê que todas as unidades que prestem serviços sócioassistenciais, sejam cadastradas e conhecidas pelo estado e município. Em Divinópolis, 37 entidades estão sendo visitadas por fiscais da secretária e o relatório com as informações analisadas será enviado para o CNEs, até o dia 30 de agosto.

 

Durante a visita, as entidades devem preencher um cadastro onde são analisadas questões de recursos humanos, recursos materiais e pessoais, o serviço prestado pela entidade e qual o público alvo.

 

“Fazemos um relatório e aí vem o parecer técnico, nós preenchemos o questionário que já vem pronto, e a técnica faz a análise e da o parecer técnico, se a entidade está cumprindo as normas plenamente, parcialmente ou se não está cumprindo. Isso é repassado para a entidade, para assim entrarem nos conformes. Depois de três meses nós retornaremos a todas as unidades, para confirmar se elas se organizaram e entraram no que pede o Ministério de Desenvolvimento Social”, explicou a chefe de setor de Monitoramento dos Programas, Projetos e Serviços, Luciana Carolina Faleiro.

 

A solicitação dos cadastros, veio por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porém ao iniciar os trabalhos, a secretaria percebeu a importância de se manter o controle e pretende promover mais medidas para a comunidade ter conhecimento de todas as entidades que prestam serviço no município.

 

“Agora teremos conhecimentos dos serviços que as entidades prestam na cidade, conhecer a equipe, a estrutura e dessa forma é mais fácil fazer um encaminhamento e prestar um auxilio a elas”, acrescenta.

 

O objetivo da iniciativa é, além de manter um controle dos serviços oferecidos, promover mais qualidade nos trabalhos prestados, pois a partir do momento que as entidades estão mapeadas, será possível prestar um auxílio e ainda encaminhar as demandas para as unidades.