Grupo educativo realizando trabalho na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira (Foto: Divulgação)

Grupo educativo realizando trabalho na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira (Foto: Divulgação)

Convênios firmados entre a Prefeitura de Divinópolis, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Universidade de Itaúna, proporcionam estágio e atuação de estudantes dos cursos de medicina e enfermagem nas unidades de saúde do município. Os contratos de residência em área profissional da saúde – em enfermagem na atenção básica/saúde da família foram renovados para 2014.

 

O estágio é uma especialização em ambiente de formação teórica e prática voltada para a construção de um novo saber/fazer. Atualmente são cinco profissionais atuando nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Oswaldo Machado, Jardinópolis, Santa Lúcia, Nova Holanda e Morada Nova.

 

Os profissionais recebem bolsa do Ministério da Educação (MEC) para atuação de 40 horas semanais nas ESF (mais 20 horas de teoria), sem custo para o município. O enfermeiro da unidade, servidor da prefeitura, atua como preceptor e, tanto os alunos quanto os preceptores, tem tutor na Secretaria de Saúde que acompanha o trabalho realizado.

Estes residentes, por já serem profissionais de enfermagem habilitados, podem exercer atividades como a realização de triagem antes das consultas, fazer o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (puericultura), realizar serviços de atendimento à mulher como exame clínico da mama e coleta do preventivo, realizar acompanhamento preventivo a pacientes hipertensos e diabéticos, além de fornecer alguns medicamentos e realizar outros serviços pré-estabelecidos no protocolo de enfermagem do município.

 

Integração

 

Outro convênio com a UFSJ é o ‘Práticas de Integração Ensino Serviço e Comunidade’ (PIESC) de medicina e enfermagem. Neste modelo de convênio os alunos vão até às unidades de saúde do município, acompanhados pelo professor que os distribuem nos diferentes serviços realizados no local, com a participação dos enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde.

 

Do curso de medicina fazem parte deste convênio 181 estudantes que atuam nas unidades de saúde dos bairros: Afonso Pena, Icaraí, Serra Verde, São José, Lagoa dos Mandarins, Oswaldo Machado Gontijo, Primavera, Belvedere, Nilda Barros, Centro Social Urbano (CSU), Ipiranga, Niterói e Santo Antônio dos Campos (Ermida). Do curso de enfermagem estão incluídos mais de 70 estudantes que atuam nas unidades dos bairros Planalto, Bom Pastor, Centro Social Urbano (CSU), Santo Antônio dos Campos, Buritis, Serra Verde e São Paulo.

 

Outra parceria, desta vez com a Universidade de Itaúna, é o estágio de quatro alunos que estão no último período do curso de medicina nas unidades de ESF dos bairros Nilda Barros, Oswaldo Machado Gontijo, Belvedere e Vale do Sol. Estes alunos acompanham o médico da unidade de saúde auxiliando no que for necessário, podem fazer visita domiciliar à pacientes, atendimento na unidade, mas ainda não podem prescrever medicação.

 

De acordo com Inês Alcione Guimarães, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e tutora da residência de enfermagem, a presença dos estudantes nas unidades de saúde do município é muito positiva. “Muitos alunos estão desenvolvendo projetos nas unidades e trazem importantes resultados. A atuação deles traz uma melhoria para o serviço de saúde, principalmente, no atendimento às pessoas, pois eles podem dedicar mais tempo para uma escuta de qualidade. A proximidade dos profissionais de saúde com a academia colabora com seu aperfeiçoamento e atualização” explicou.