O prédio do Museu histórico de Divinópolis recebe escoramento na estrutura. O sobrado foi interditado pela Defesa Civil, em março. A decisão foi tomada depois de uma análise detalhada por parte de engenheiros e técnicos do órgão que indicou danos na estrutura.

A análise apontou que parte da madeira de sustentação da área de trás do prédio está comprometida e a parede apresenta trincas e ondulação. Servidores da Secretaria Municipal de Obras (Semop) farão a instalação de escoras para garantir a integridade do imóvel, que é tombado pelo Patrimônio Público. 

De acordo com a gerente de Memória e Patrimônio, Thais Venuto o escoramento deverá ser feito em 15 dias, garantindo a integridade do sobrado. “Tem início a instalação das escoras, e o serviço deverá ser feito em 15 dias e a estrutura estará mais conservada”, afirmou.

A gerente explica que a Secretaria de Cultura estuda um projeto para a reforma do imóvel, e busca parceria com a iniciativa privada para recuperar o prédio. “Nós buscamos uma alternativa para as obras de reforma. Um projeto é elaborado e tentamos aprovar pela Lei de Incentivo, ou por meio de chamamento público, estamos trabalhando com várias alternativas”, explicou.

O acervo do Museu se encontra junto ao arquivo público e está aberto para visitação às segundas, quartas e sextas-feiras e também para agendamentos. A exposição atual, montada em parceria com o arquivo público municipal e peças do museu, retrata a história do município, desde a emancipação até o início dos anos 2000.