Exposição pode ser conferida até janeiro de 2016 (Foto: Divulgação)

A abertura da exposição sobre a vida do divinopolitano Brigadeiro Antônio Alves Cabral, que dá nome ao aeroporto de Divinópolis começa nesta segunda-feira (07). A abertura oficial será às 10 horas, com presença de autoridades municipais e também dos filhos do Brigadeiro, Arno e Alaíde Cabral. Todo o material ficará exposto no Museu Histórico.

As pessoas encontrarão uma variedade muito grande de documentos históricos, entre fotografias, certificados, bilhetes, anotações, correspondências com presidentes da república e ministros. Também estarão expostos objetos pessoais, móveis que compunham o escritório pessoal do Brigadeiro e da casa dele.

De acordo com o coordenador Welber Skaull, a exposição surpreenderá a muitos que não conhecem a história desse ilustre divinopolitano.

Exposição pode ser conferida até janeiro de 2016 (Foto: Divulgação)

Exposição pode ser conferida até janeiro de 2016 (Foto: Divulgação)

“O acervo é muito rico e completo, de modo que tivemos que fazer um recorte para a exposição e deixamos muito material para o memorial que vamos criar no ano que vem lá no aeroporto. Aqui nesta exposição nós focamos na vida pessoal dele, no dia-a-dia, nas visitas à sua terra natal, e a parte técnica estará na exposição que irá para o aeroporto” explicou.

Segundo, Alaide Alves Cabral, esta exposição é a realização de um grande sonho.

“Esse é um velho sonho nosso. Depois que meu pai morreu, eu fiquei com vontade de fazer essa homenagem, de contar toda a sua história e, por consequência, da aviação também. Agora, depois de quase 40 anos isso está sendo concretizado. Com esta exposição, a memória dele vai ficar para sempre e cada vez mais vida nas novas gerações” afirmou.

Brigadeiro Cabral nasceu em 1905 e faleceu em 1977. Ele era divinopolitano, militar de carreira, um dos primeiros diretores da Petrobrás, foi adido em três países e um dos fundadores do Ministério da Aeronáutica.

Foi Brigadeiro Cabral que fez a análise de fluxo de água da Represa de Furnas e os cálculos de produção de energia que seria gerada ali, patenteou um sistema de freio para carros que gera energia, ele foi responsável por uma infinidade de fatos importantes que aconteceram no Brasil. O aeroporto municipal Brigadeiro Cabral foi projeto e criação dele que foi inaugurado em Primeiro de Junho de 1949.

Esta exposição ficará aberta para visitação até janeiro de 2016. O Museu Histórico de Divinópolis fica localizado na Praça da Catedral e fica aberto de 3ª a 6ª de 8 às 17h30 e aos domingos de 9 às 13h.