66 mil imóveis já foram percorridos pelos agentes (Foto: Divulgação/PMD)

66 mil imóveis já foram percorridos pelos agentes (Foto: Divulgação/PMD)

Dando continuidade aos trabalhos que visam sensibilizar a população sobre eliminação de depósitos que possam acumular água, será realizada neste sábado (07) a quarta etapa do Mutirão de Limpeza contra a Dengue. A ação coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental será na Região Nordeste, de 7h as 13h.

 

Com saída da Igreja Senhor Bom Jesus, 29 agentes de saúde, supervisores, motoristas, atiradores do Tiro de Guerra e oito caminhões irão percorrer a Região Nordeste que compreende 31 bairros, entre eles, Danilo Passos I e II, Del Rey, Eldorado, São João de Deus II, São Caetano, Lagoa dos Mandarins, Vila Romana, Centro Industrial, Itaí e Universitários. Ao todo serão percorridos 19.592 imóveis.

 

Nos dias que antecedem a ação, a população recebe em casa informações sobre o mutirão, além de sacos plásticos para acondicionar os depósitos, que devem ser colocados em locais visíveis às esquinas para serem recolhidos.

 

Como parte das ações intensivas de controle do mosquito Aedes aegypti, os mutirões da dengue foram realizados em 92 bairros da cidade que compreende as Regiões Sudeste, Sudoeste e Norte. Ao todo foram recolhidas 22 toneladas de materiais que poderiam acumular água e favorecer o desenvolvimento do mosquito. Até o momento, mais de 66 mil imóveis foram trabalhados pela equipe nesta ação que teve início em 9 de novembro na região Sudeste.

 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Celina Pires dos Santos, o resultado é fruto do trabalho conjunto da população com o poder público, além do apoio da imprensa local. “O resultado é positivo, uma vez que diminuímos os focos e o risco de transmissão da doença. A participação da população imprescindível para o sucesso do mutirão e, consequentemente, para o controle da doença” ressalta.

 

A quinta etapa do mutirão está prevista para o próximo dia 14 de dezembro, na região Oeste. A última etapa do ano ocorre dia 21 na região Central da cidade. Até o dia 4 de dezembro foram confirmados 5.995 de dengue no município, sendo quatro com complicações e dois óbitos registrados.