O Rotary Club realiza, neste sábado (10), um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos, em Oliveira.
O evento busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.
O evento é realizado pelo Rotary Club com apoio da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) . Os testes serão gratuito. O mutirão será na Praça XV de Novembro, no centro da cidade, entre 8h e 12h.
50 Maracanãs, o número de infectados
No Brasil são cerca de três milhões o total de infectados com o vírus C, o que daria para encher 50 estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro.
No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.