Mutirões devem recolher mais de 9 mil quilos de entulhos

Marina Assis

 

Na última ação foram recolhidos 9,9 mil quilos de entulhos (Foto: Patrícia Rodrigues/PMD)

Na última ação foram recolhidos 9,9 mil quilos de entulhos (Foto: Patrícia Rodrigues/PMD)

Como medida preventiva para a dengue a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizará mutirões da limpeza em Divinópolis. Em novembro as datas já estão marcadas para os dias 9, 23 e 30. A ação conta com o apoio do Tiro de Guerra. Serão utilizados 10 caminhões. A ação também contará com o trabalho de 37 agentes de saúde, além dos atiradores para recolher mais de 10 mil quilos de entulhos.

 

A inciativa também inclui a distribuição de panfletos acompanhados de saco de lixo em todas as residências para que as pessoas recolham em suas casas possíveis locais de focos da dengue, como vasilhas plásticas, garrafas pet, pneus e latas. Todo o lixo recolhido será encaminhado para o pátio da Associação de Catadores de Material Reciclável de Divinópolis (Ascad) para reciclagem.

 

O primeiro mutirão será realizado na região Sudeste, da qual fazem parte os bairros Interlagos, Nações e Aeroporto, totalizando 31 bairros com 22.446 imóveis. Este mutirão será realizado no dia 09 de novembro das 7h às 13h, com saída da sede do Tiro de Guerra. O segundo mutirão será no dia 23 na região Sudoeste, no dia 30 na região Norte, no dia 07 de dezembro na região Nordeste, no dia 14 na região Oeste e finaliza no dia 21 com o mutirão na região Central.

 

Importância

 

Desta vez serão utilizados 10 caminhões (Foto: Patrícia Rodrigues/PMD)

Desta vez serão utilizados 10 caminhões (Foto: Patrícia Rodrigues/PMD)

Em conversa com a reportagem do PORTAL, Celina Pires – apoio técnico da Vigilância em Saúde – destacou a importância da participação da população, “A participação da população é imprescindível para o sucesso do mutirão e, conseqüentemente, para o controle da doença. O mutirão só funciona se houver a participação de todos, se cada um recolher os depósitos de água de sua residência. Combater a dengue é ato de cidadania e mobilização social”, afirma.

 

Em março de 2013 a cidade passou por um alerta de epidemia da doença. Somente este ano, 6947 casos foram notificadas e duas mortes foram registrada por complicações da doença. No ultimo mutirão, realizado somente na região Sudeste, foram recolhidos 9.970 quilos de entulho.

 

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.