Não há data definida de novo fechamento do comércio em Divinópolis

Município aguarda posição do Estado sobre possibilidade de aderir ao plano “Minas Consciente” seguindo a matriz própria

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis participaram, nesta segunda-feira (29) de reunião com o Secretário de Saúde, Amarildo de Sousa e entidades empresarias. Na pauta está a provável adesão do município ao plano “Minas Consciente” do governo do Estado e flexibilização das atividades comerciais. A adesão foi aprovada na semana passada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, entretanto ainda não houve a conclusão do processo. A minuta do decreto foi concluída pela Secretaria de Saúde e repassada a procuradoria geral.

Até que haja a conclusão e definição sobre o processo a cidade, segundo nota da CDL, permanece com o comércio aberto, seguindo a Matriz de Risco elaborada pela prefeitura. 

“O assunto ainda está em discussão, pois a cidade já avançou na flexibilização com base na Matriz de Risco. Nessa medida, a prefeitura aguarda posicionamento do estado sobre a possibilidade de aceitar a participação no Minas Consciente, porém mantendo a condição atual do comércio”, afirma.

Em nota encaminhada na semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses) ao PORTAL GERAIS, o órgão informou:

“A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, esclarece que os municípios que fazem adesão ao Plano Minas Consciente são enquadrados na onda definida para Macrorregião.  O município adere de forma integral ao Plano.  O gestor municipal pode deixá-lo mais restritivo, mas não mais flexível. Assim, Divinópolis, ao aderir ao Minas Consciente, estará  na onda verde que corresponde ao serviços essenciais.”.

Contrariando a nota enviada pela Ses, de acordo com o presidente da CDL, Luiz Angelo, “na reunião ficou claro que mesmo havendo a adesão, a secretaria afirma que o município tem autonomia para ajustar a sua realidade. Hoje, nossa realidade não é de retroceder, a não ser que haja piora nos indicadores”.

“Portanto, no momento não há probabilidade de fechamento ou restrição do comércio, caso ocorra, a informação será amplamente divulgada”, consta na publicação da CDL.

Ainda segundo a entidade, a prefeitura alerta que, para manter o comércio funcionando depende do comportamento das pessoas e empresas quanto à adoção das medidas de segurança sanitária. É preciso que todos colaborarem e sigam rigorosamente as medidas sanitárias amplamente divulgada. 

Outro ponto que necessita de grande atenção, é sobre a disseminação de notícias falsas que circulam nas redes sociais. Na semana passada, um vídeo do início da pandemia foi compartilhado como atual, no qual o Governador Zema anuncia o fechamento do comércio em todo estado, criando pânico entre os comerciantes.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.