Júlia Medeiros

 

As obras tiveram início em abril (Foto: Guilherme Rodrigues)

As obras tiveram início em abril (Foto: Guilherme Rodrigues)

As obras para a construção da nova ponte sob o Rio Itapecerica, no quilometro 122, próximo ao Clube dos Servidores Municipais de Divinópolis tiveram início em abril do ano passado. Hoje ao passar pelo local, a cena é curiosa: duas pontes, lado a lado, a antiga e a nova, que até o momento não leva a lugar nenhum.

 

A ponte antiga continua sendo rota de ligação para os bairros da região, como Vila Romana e Centro Industrial, além de ser uma importante rodovia de acesso a Belo Horizonte.

 

O diretor-executivo da Concessionária Nascentes das Gerais, Joselito Castro afirma que a nova ponte integra o projeto de duplicação da rodovia. “A construção vai possibilitar a duplicação da pista e promover melhor fluidez e segurança neste trecho”, revela.

 

Quem passa pelo local não vê sinais de que a obra está em andamento. Questionado pelo PORTAL sobre a continuidade do projeto, Joselito explica qual o próximo passo. “Esta importante etapa da duplicação está concluída e com a nova etapa das obras iremos ligar com pista dupla o trevo do bairro Niterói ao trevo da Av. JK e pista dupla.”, afirma.

 

Desapropriação

 

De acordo com uma nota publicada no ano passado no site do Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER / MG) a construção da ponte com extensão de aproximadamente 120 metros receberia uma investimento de R$4,1 milhões.

 

A construção deverá ser retomada a partir do início da duplicação

A construção deverá ser retomada a partir do início da duplicação

O diretor-executivo da Nascentes confirma que este valor já foi gasto apenas na primeira etapa e comenta os entraves para a continuidade da obra. “Para a próxima etapa o investimento previsto é de R$ 5 milhões. As desapropriações passam por várias etapas, entre elas a emissão do decreto de utilidade pública e as indenizações dos expropriados. A emissão do decreto é responsabilidade do Governo e as indenizações serão realizadas pela Concessionária com autorização do DER/MG”, acrescenta.

 

De acordo com a Nascentes, a execução da próxima etapa está na fase de planejamento e estará concluída até agosto de 2014., sendo realizada a duplicação entre os quilômetros 120,8 e 122,5 da MG-050.