Alto consumo e calor intenso prejudicaram o abastecimento no final de semana em bairros de Divinópolis
No último final de semana, os problemas relacionados à falta de abastecimento de água voltaram a incomodar moradores em Divinópolis. Bairros como Jardinópolis, Quintino, Casa Nova, Dona Quita, Santa Lúcia e Padre Eustáquio sofreram, além do forte calor, com a falta d’água durante o sábado (21) e o domingo (22).
O caso, recorrente nessas regiões da cidade há alguns anos, é semanalmente tratado na Câmara de Divinópolis. Recentemente, o vereador Eduardo Print Júnior (SD) esteve com fiscais da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) visitando diversas obras inacabadas e abandonadas pela Copasa.
“São apenas alguns dos bairros que sofrem semanalmente com esse descaso da Copasa. Parece que a nossa cidade está refém de uma empresa incompetente, que faz o que quer com Divinópolis, e ficamos de mãos atadas. Nós precisamos fazer com que a Copasa seja responsabilizadas por seus atos, pelo seu trabalho porco”, dispara o vereador.
O vereador se mostrou desconfiado com as próximas obras prometidas pela companhia.
“Divinópolis merece respeito. Estamos de olho no cronograma final passado por ela para finalizar obras importantes na cidade. Mas, com um pé atrás, porque nem as obras fáceis que a Arsae os obrigou a fazer, ela não fez”, conclui.
Consumo consciente
No domingo, a Copasa emitiu nota informando que está sendo realizada a correção do vazamento em uma rede localizada no centro de Divinópolis. Em razão do alto consumo nesses últimos dias de intenso calor, alguns bairros tiveram o abastecimento prejudicado.
Nesta terça (24), a companhia emitiu uma nova nota comunicando que o abastecimento de água da pode ser afetado nestes meses de setembro e outubro pela redução da vazão do manancial utilizado para abastecer o município.
“A Companhia está trabalhando para evitar o desabastecimento, mas a colaboração da população é muito importante para enfrentar o período de estiagem que se inicia”, informou.
A estatal também cobrou consciência.
“Atitudes simples, como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos; molhar plantas com regador e não lavar o passeio com água tratada fazem muita diferença”.