A Prefeitura de Divinópolis disponibiliza o novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e) por certificação digital. O programa, que, entre outros benefícios, garante mais agilidade e facilidade de acesso aos contribuintes prestadores de serviços, irá otimizar todo o processo de nota fiscal eletrônica, diminuir custos, além de oferecer mais segurança na validação dos dados.

 

Com a nova formatação, as empresas, ao utilizar o Web Service, poderão integrar seus próprios sistemas de informações com o Sistema de Notas Fiscais de Serviço Eletrônico das Administrações Tributárias Municipais. Desta forma, consegue-se automatizar o processo de geração, consulta e cancelamento de NFS-e.

 

De acordo com o diretor de Arrecadação e Tributos do município, Fernando Ferreira da Silva, no sistema antigo as empresas que emitiam, por exemplo, 300 notas fiscais por dia, entravam no Gov Digital e faziam a emissão dessas NFS-e. Após a emissão, a empresa precisava cadastrar novamente as 300 notas emitidas para controle interno, ou seja, o trabalho era feito duas vezes.

Com o novo Web Service, a empresa, por meio do próprio sistema, emitirá as NFS-e, que serão validadas no Gov Digital automaticamente. Além disso, os dados já registrados na emissão ficarão disponíveis para o controle interno da empresa.

 

“A nova ferramenta é um aperfeiçoamento daquela utilizada inicialmente, com campos e regras de validação mais modernos. O novo documento auxilia a administração tributária, padronizando e melhorando a qualidade das informações, racionalizando os custos e gerando maior eficácia à dispensa da emissão e guarda de documentos em papel”, explica o diretor.

 

O projeto de padronização da NFS-e tem amplitude nacional, pois constitui um instrumento de integração entre administrações tributárias da União, estados, o Distrito Federal e municípios. A medida propiciará o compartilhamento de informações fiscais relacionadas às atividades de serviços, a simplificação e a redução do custo.

“Estamos utilizando um manual da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) para implementação desse novo serviço. É um grande avanço o Governo Municipal oferecer aos contribuintes que emitem uma grande quantidade de NFS-e diárias acabarem com esse retrabalho. Após essa sincronização entre o sistema da empresa e o da Prefeitura, a empresa fará dois serviços de uma só vez. Portanto, vai agilizar e muito o processo de emissões de notas fiscais eletrônicas”, ressalta Fernando.

 

Para atualizar o novo sistema, a empresa deve entrar em contato com o seu próprio fornecedor de software para que o mesmo adapte o sistema para fazer essa sincronização com o sistema da Prefeitura. A empresa desenvolvedora do software oferecerá todo o suporte necessário por meio da Diretoria de Tecnologia e Informação. A Prefeitura deixa disponível para as empresas que já possuem esse sistema o Manual de Integração via Web Service para que o mesmo possa seguir o passo a passo e emitir a nota fiscal por certificação digital. (https://govdigital.jira.com/wiki/pages/viewpage.action?pageId=12648453).

 

Os interessados podem obter outras informações na Diretoria de Tecnologia e Informação pelo (37)3229-6664.