João Victor Silva

A União dos Estudantes de Divinópolis (UED) elegeu a nova gestão. Com o lema “Não enviaremos flores, só luta” os novos membros querem focar nas políticas sociais e educacionais. A presidente da entidade, Camila Moraes e o Tesoureiro, Wesley Silva conversaram com o PORTAL sobre as pautas e os desafios.

Eles assumem uma entidade enfraquecida e alvo de denúncias. O desafio a partir de agora é fortalecer. Os membros da diretoria devem se reunir com a antiga gestão em busca de informações para a transição e até mesmo, para regularizar, caso seja identificada alguma ilegalidade, como apontada pelo então secretário social, Thales Campagnani.

“Não sabemos as pautas que existiam, se iremos seguir estas pautas, estas ações. Tinha um presidente, depois este presidente saiu. Um grupo assumiu e é ele que está nos repassando informações […] Então, por isso, sobre estas falhas ainda não sabemos muito”, afirmou o tesoureiro.

Também deverão ser levantados os relatórios financeiras da entidade para a partir disso estruturar as ações prioritárias para serem colocadas em prática.

Camila aponta que além de serem observadas as questões financeiras da UED, também é preciso olhar o estatuto da entidade, para pensar sobre outras questões, modificações e permanências nas norma em vigência.

Ampliação

Atualmente, a entidade como movimento estudantil pensa em ampliar este movimento, indo até as escolas, sair do centro, ir para a periferia, dialogar com a comunidade, com a prefeitura, pensar em pautas coletivas, e com isso ser atuante na cidade.

Os novos gestores salientaram que para esta nova gestão houve ampliação dos integrantes da União, abrangendo diferentes instituições escolares e acadêmicas. Dessa maneira, cada instituição terá um representante, que ficará responsável por apresentar as demandas de sua instituição para a UED.

Sobre pautas que já estão sendo pensadas, a presidente e o tesoureiro afirmaram que o Passe Livre para estudantes é uma das principais.

Finalizando, Camila e Wesley realçaram que a nova diretoria está com vontade de trabalhar.

“Estamos falando para todos os estudantes e acadêmicos de Divinópolis que a nova diretoria está chegando com muita energia, com muita vontade de fazer as coisas acontecerem, e que esta nova chapa, um grupo harmônico, é muito qualificada e capacitada para estar à frente da UED”, finalizaram.

Além dos integrantes, a chapa também é composta por João Marcelo, vice-presidente, e Letícia Xavier, secretária geral.