nova serrana eleita melhor cidade para negócios foto panoramica
A cidade do Centro-Oeste foi eleita a primeira de Minas e a terceira do país como a melhor para negócios na indústria (Foto: Gustavo Xavier/Portal Gerais)

Município ficou em 3º lugar nacional em pesquisa da Urban Systems, atrás de Caxias do Sul/RS (2º) e Joinville/SC (1º)

Polo calçadista, Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais foi eleita a melhor cidade do estado para negócios na Indústria e a terceira do país. O levantamento partiu da Urban Systems (empresa especializada em inteligência de mercado e consultoria de negócios), sendo publicado pela Revista Exame.

O resultado ocorreu a partir de um estudo realizado em 2023. A cidade ficou abaixo apenas de Joinville (1º lugar) e Caxias do Sul (2º). Para a análise levou-se em consideração o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). Ele define as cidades com melhores cenários para a abertura e manutenção de empresas na Indústria, a partir de indicadores como logística, infraestrutura, concentração de empregos, evolução do setor, entre outros.

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado, principalmente, por saber que ele também é resultado das ações estratégicas que desenvolvemos em parceria com os empresários, Prefeitura, Sindinova (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana) e Fiemg”, comenta a analista do Sebrae Minas Poliana Oliveira.

LEIA TAMBÉM:

Pontência nacional, Nova Serrana reestrutura município e oferece qualidade de vida

Nova Serrana tem hoje cerca de 800 indústrias. Entre 2018 e 2022, o Sebrae Minas investiu cerca de R$ 5 milhões no polo. Desta forma, atendeu, aproximadamente, 300 empresas e apoiou dez feiras segmentadas com a participação de mais de 200 compradores nacionais, ampliando a geração de negócios.

De acordo com o Sebrae, somente em 2023, a entidade apoiou a realização de 11 Rodadas de Negócios, gerando aproximadamente R$ 4,5 milhões em vendas.

Nova Serrana é a melhor cidade para negócios

A concorrência com grandes mercados levou o Sebrae Minas, ainda em 2008, a aplicar uma metodologia que transformou Nova Serrana, reconhecida até então como polo de calçados esportivos, em polo produtor de moda.

Para 2024, de acordo com o Sebrae, está prevista uma revisão na estratégia, para possibilitar mais eficiência.

As mudanças passaram por várias fases. Em 2018, por exemplo, o Sebrae aplicou estratégias com foco em moda, intensificando projetos relacionados ao design, produtividade e modelagem. Já durante a pandemia, o foco ficou com a transformação digital das empresas. Ou seja, nas vendas on-line, suporte gerencial, promoção de eventos comerciais e rodadas de negócios.

Consultorias gratuítas

Ainda para apoiar a indústria de Nova Serrana, em 2022, o Sebrae realizou, então, consultorias gratuitas para a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços dos pequenos negócios. A iniciativa integra o programa Mutirão da Produtividade, com apoio do Governo do Estado.

Para dar continuidade às ações de promoção do polo, neste ano, está prevista a realização de uma rodada de negócios internacional – o Exporta Sebrae –, em abril, além do apoio às 28ª e 29ª edições da Feira de Calçados de Nova Serrana, maior evento do setor no estado.