Poliany Mota

 

Em Nova Serrana o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou no mês de junho uma campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. O objetivo é implantar a cultura da reciclagem na cidade e disseminar entre a população como deve ser realizado o descarte correto desses produtos, que muitas vezes se acumulam nas casas, sem causar danos ao meio ambiente.

 

Os equipamentos recolhidos serão coletados e enviados para a reciclagem pela empresa E-mile Reciclagem Eletroeletrônicos, da região metropolitana de Belo Horizonte, que é especializada na destinação ambientalmente adequada deste tipo de material.

 

“Assim que juntamos material suficiente para carregar um caminhão, a empresa vem e recolhe os produtos, para dar uma destinação correta. Fizemos um convênio com essa empresa até dezembro de 2014, porém, nosso intuito é que o serviço seja continuo, que permaneça sendo realizado em Nova Serrana sem prazo para acabar”, explicou o novo Secretário Municipal de Meio Ambiente Welder Geraldo Gontijo.

 

São coletados eletrodomésticos em geral, como celulares, televisores, rádios, ventiladores microondas, liquidificadores, além de equipamentos eletrônicos como computadores, notebooks, impressoras, dentre outros. Uma equipe do Codema realiza toda semana a coleta dos materiais na cidade e leva para uma sala destinada para guardar os equipamentos até a vinda da empresa E-mile.

 

As escolas municipais e estaduais também participam da campanha. Elas são pontos de apoio, quem não quiser esperar o dia exato da coleta pode levar seu lixo eletrônico até uma das instituições de ensino públicas da cidade. “A população está nos apoiando muito, ela está separando todo o lixo eletrônico e colocando nos locais próprios para a coleta”, comentou Welder.

 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, a primeira carga de Lixo Eletrônico do município já está quase completa e dentre poucos dias deve ser recolhida pela empresa responsável, para sua destinação correta.