Unidade energizada no fim de abril reforça o sistema elétrico e impulsiona o desenvolvimento da região
A cidade de Santo Antônio do Monte, na Região Centro-Oeste de Minas, se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento com a inauguração da primeira subestação da Cemig no município.
A nova unidade, batizada de Subestação Santo Antônio do Monte 1, foi energizada no último dia 29 de abril e está nos ajustes finais para entrar em operação plena.
- Gasoduto no Centro-Oeste muda o jogo econômico e Zema inaugura obra
- Previsão do tempo: Inmet mantém alerta de tempestade para Divinópolis e região
- Moto invade contramão, pega fogo e jovem morre na BR-354 em Formiga
- Motorista desaparece e é achado morto em abismo na MG-431 em Itaúna
- Serviço do Luto volta ao normal após alagamento em Divinópolis
Resultado de uma parceria entre a Cemig e a Prefeitura Municipal, a obra representa um marco histórico para a região Centro-Oeste de Minas Gerais.
“É a concretização de um sonho de todo nosso povo e região. Essa subestação é o passaporte para o futuro da nossa cidade, com atração de empresas, indústrias e geração de emprego e renda”, destacou o prefeito Leonardo Lacerda Camilo.
Ele também ressaltou a articulação com o Governo do Estado, deputados e demais parceiros para viabilizar o projeto.
Além disso, com investimento superior a R$ 30 milhões, a nova estrutura é uma Subestação Compacta Integrada (SECI), com potência de transformação de 15 MVA.
A obra inclui ainda uma linha de distribuição de alta tensão com 17,9 quilômetros de extensão, interligando Santo Antônio do Monte à Subestação Pedra do Indaiá 2. Essa conexão garantirá maior estabilidade no fornecimento e reduzirá quedas de energia.
Além disso, segundo Bruno Ferrarezi, gerente de Distribuição de Alta Tensão Sul da Cemig, a nova subestação faz parte do plano de modernização da rede elétrica da empresa.
“A entrega da SE Santo Antônio do Monte 1 representa mais um passo no compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua do serviço prestado à população mineira”, afirmou.
Cerca de 50 mil clientes devem ser beneficiados diretamente com a nova infraestrutura, incluindo moradores de cidades vizinhas.
A expectativa é que a melhoria na oferta energética impulsione novos investimentos, além de atender ao crescimento do consumo local com mais eficiência.
Mais Energia para Minas
A obra integra o Programa Mais Energia, considerado o maior plano de investimentos da história da Cemig. Até 2027, a iniciativa pretende interligar 200 novas subestações ao sistema elétrico mineiro.
O objetivo é ampliar a confiabilidade, a segurança e a capacidade de fornecimento de energia em todo o estado, acompanhando o avanço econômico das regiões.
Com a nova subestação, Santo Antônio do Monte entra no radar de cidades estratégicas para receber novos empreendimentos e amplia sua capacidade de crescimento, unindo planejamento, parceria institucional e infraestrutura robusta.



