image003Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, evento criado na Austrália, em 2003, que chama a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) usou a cor azul em plotagens, iluminação, decoração e laços para chamar a atenção das pessoas e fazer um esforço para que os homens cuidem mais da saúde. Segundo os profissionais dessa área, ainda há muito preconceito contra o exame que detecta este tipo de câncer e, por isso, a incidência desta doença é alta. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados mais de 50 mil novos casos por ano no Brasil e o número de mortes anuais é maior que 12 mil.

 

A enfermeira responsável pela Prevenção da Acccom, Sara Lemos, conta que serão desenvolvidas diversas ações: “todo o esforço que fazemos é no sentido de que os homens passem a cuidar mais da saúde, evitando não só o câncer de próstata, como também várias outras doenças.” Para finalizar as atividades, dia 30 haverá a Blitz Novembro Azul, no Posto Esquinão, na Rua Goiás, esquina com Mato Grosso, no Centro de Divinópolis, quando profissionais da Acccom irão oferecer diversos serviços gratuitos e orientações à população.

 

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes: quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura.