gleide andrade e elis regina no anuncio do acelerador linear
Gleide Andrade e a superintendente do CSSJD Elis Regina no anúncio do acelerador linear (Foto: Divulgação/Assessoria Gleide Andrade)

Gleide Andrade participou de solenidade para anunciar a comunidade hospitalar a compra do equipamento de radioterapia

O acelerador linear – em processo de compra – para o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) ampliará o número de pacientes atendidos. Além disso, vai reduzir o tempo da sessão de radioterapia. As informações partiram do médico radioterapeuta Jhonatas Torrado, nesta segunda-feira (9/10), na solenidade de anúncio da compra do equipamento viabilizado pela dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleide Andrade.

A unidade opera, atualmente, com dois equipamentos de radioterapia. Um inaugurado em 2016, portanto é uma maquina moderna. O segundo já tem mais de 23 anos em operação é já se mostra obsoleto e sem viabilidade de manutenção.

Depois de muito trabalho de Gleide, o Ministério da Saúde anunciou o empenho do valor de cerca de R$ 10 milhões para a compra do acelerador linear de partículas. Usa-se o equipamento no tratamento de radioterapia.

Tratativas para compra o acelerador linear

Para viabilizar, ocorreram inúmeras tratativas na capital federal. Assim, garantindo a aquisição do acelerador de partículas. Desta forma, o CSSJD convidou Gleide e também a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) para uma solenidade.

Na ocasição, anunciou para toda a comunidade hospitalar a aquisição deste novo equipamento.

Impacto no tratamento com o acelerador linear

Com base nas informações fornecidas pelo médico radioterapeuta Jhonatas Torrado, é notável o impacto positivo que o novo equipamento hospitalar terá na capacidade de atendimento e na qualidade do tratamento.

Atualmente, o hospital consegue atender 120 pacientes diariamente. Mas com o novo equipamento avançado, o número passa para 170 pacientes por dia.

Além disso, o tempo necessário das sessões de radioterapia pode cair de 8 minutos para apenas 1 minuto e meio.

Outro ponto crucial a ser considerado é que estudos internacionais revelam que a radioterapia desempenha um papel fundamental na cura do câncer, sendo responsável por 40% dos casos, enquanto a cirurgia oncológica e a quimioterapia apresentam benefícios com 50% e 11%, respectivamente.

Portanto, a implementação desse novo equipamento não apenas otimiza a capacidade de atendimento, mas também salvara muitas vidas de pacientes de Divinópolis e de todo Centro Oeste Mineiro.

Humanizar o tratamento

Em sua fala, Elis Regina se emocionou ao falar da quantidade de vidas humanas preservadas com a implementação do novo acelerador linear, que vai humanizar o tratamento do câncer.

Já o Presidente da ACOM, Coronel Marcelo, comemorou a chegada do novo acelerador linear. “É uma grande alegria para nós”.

A Física Médica, Dra. Jéssica Franciscon, ressaltou que provavelmente será necessário uma nova configuração espaço físico para cumprir todas as normas de segurança para implementação deste novo equipamento.